Escola EB1/PE do Estreito da Calheta
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Na escola existe uma horta há 11 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
A horta tem, aproximadamente, 120 m2 de área
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
10
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio, Matemática, Português e Educação para a Cidadania
3.3. N.º de alunos envolvidos
89
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
8
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Fornecem sementes ou plantas, compram alguns dos alimentos colhidos, visitam o espaço com os seus filhos e ajudam, sempre que podem, na sua manutenção.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Como o projeto já tem uma durabilidade significativa, é visível a naturalidade com que todos os alunos e seus pais encaram o trabalho que se faz. Os alunos demonstram muito interesse pelo projeto, pois é um espaço aprazível para aprender.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma, desde o pré-escolar ao 4.º ano de escolaridade, gere um talhão da horta: planta, monda, rega e colhe os produtos. Para isso contam com o apoio dos respetivos professores titulares de turma, das auxiliares e de alguns pais. A turma da pré dos 3-4 anos é responsável pelo talhão das ervas aromáticas.
7. Como é feita a preparação do solo?
No período de férias de verão, o terreno fica em repouso sem culturas. Em setembro, no início das aulas, os alunos mondam os seus talhões que, posteriormente, são cavados pelos professores, pais ou auxiliares. Antes de iniciarem as plantações, os alunos espalham o composto orgânico produzido através da compostagem doméstica na escola, durante o ano letivo anterior.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Colocando dentro de um compostor os restos de legumes, cascas de legumes e frutas, cascas de ovos, palha de cana de açúcar, relva seca, borras de café, sacos de chá, folhas do jardim e ervas sem sementes. Estes resíduos são recolhidos na escola ou trazidos de casa.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas produzidas tentam sempre estar de acordo com a época do ano. Cultivam-se cebolas, alfaces, favas, ervas aromáticas (funcho, salsa, orégãos, segurelha, alecrim, coentros, etc.), couves de várias qualidades, beterrabas, cenouras, feijão, etc. Procura-se praticar a consociação de alfaces com beterrabas, cenoura com cebolas, feijão com a couve ou com o milho (prática tradicional na região).
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Devido à falta de recursos financeiros, ainda não foi possível implementar o sistema de rega por levada (sistema tradicional da Madeira). Assim sendo, continuamos a usar a água de rede para regar. Sempre que possível, a rega é efetuada no início ou fim do dia, momentos de menos calor.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não se têm registado quaisquer pragas na horta, pelo que não foi necessário tomar medidas de eliminação. O que se pratica é a prevenção, rodeando as cuturas com plantas repelentes, aplicando cinzas de carvão e regando com chorume de urtigas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Sempre que efetuamos uma colheita fazemos uma pequena venda da escola denominada "Lojinha Biológica" aberta a toda a comunidade cujos lucros revertem para a comprar de novas plantas ou até mesmo de algum material necessário na horta. Isto acontece 3 ou 4 vezes durante o ano letivo, a última é sempre durante a semana do ambiente (junho) e conta com a participação dos alunos, professores e auxiliares.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Também costumamos usar o que cultivamos para a confeção de sopas, saladas..para os alunos.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Trata-se de um projeto que envolve toda a comunidade, quer escolar quer local, que tem vindo a crescer com o apoio dos elementos da Junta de Freguesia, que chama a atenção de quem passa junto ao edifício da escola por se localizar de forma bem visível, e que tem crescido em tamanho a cada ano que passa. Não se trata de mais um projeto da escola, mas sim de um grande projeto da nossa comunidade escolar.