Escola EB1/PE do Jardim da Serra
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
9 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
135m
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
18
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Educação Especial, Biblioteca, TIC, Curriculares e Estudo
3.3. N.º de alunos envolvidos
110
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
7
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias colaboraram com a doação de plantas, sementes e ervas aromáticas à escola.
Algumas famílias procuram informação na escola sobre a utilização dos produtos, a aquisição dos mesmos e também sobre os malefícios dos químicos utilizados anteriormente.
Temos formandos no Ensino Recorrente que são pais de alunos da nossa escola e participam nos trabalhos da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Mercado - vendemos os produtos da horta à comunidade educativa, a preço simbólico, para ajuda na compra das sementes;
Algumas famílias procuram informação na escola sobre a utilização dos produtos, a aquisição dos mesmos e também sobre os malefícios dos químicos utilizados anteriormente.
- Algumas refeições da escola contêm produtos da horta;
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Elaboramos mapas com a calendarização e tarefas por turma. Cada turma,tem uma assistente operacional que acompanha nos trabalhos da horta além das professoras . A manutenção da horta é feita semanalmente e são feitos registos dos trabalhos efetuados na horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente foi feita a limpeza das ervas daninhas, as mesmas foram usadas no compostor. Foi colocada cal na terra.Depois foi feito o empalhamento com palha de trigo e centeio. Posteriormente o solo foi fertilizado com composto.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com os seguintes materiais: folhas de árvores e de plantas colhidas aquando da jardinagem ou da limpeza do pátio e do campo polivalente; restos de hortícolas, de legumes; cascas e rama.
Vamos colocando estes produtos alternadamente no solo. Primeiro os castanhos, depois uma pequena camada de terra ou de composto, depois os verdes e assim sucessivamente. sempre que colocamos alguma camada de matéria vegetal no compostor espalhamos sobre ela um pouco de água para facilitar o processo. Quando a fermentação já esta bem encaminhada reviramos o composto, de modo a que os materiais que estão nas extremidades do compostor possam vir para o centro, ficando assim a compostagem mais uniforme.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Consociações : alface, alho francês e beterraba; feijão e o milho.
Outras culturas existentes na nossa horta são: favas, batata, couve e alho. Temos também algumas árvores de fruto : cerejeira, pitangueira, anoneira , pera abacateira, e ameixeira. Por fim as ervas aromáticas: alecrim, funcho, hortelãs, manjerona, oregãos, salsa, segurelha, erva príncipe, gervão, canela de jardim, orelha de gato, losna, erva cidreira, macela, tanchagem e erva de São Roberto .
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos foi possível adquirir uma sistema de rega por aspersão. A rega é feita nas horas de menor calor.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não é feita a monitorização.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Lesmas e caracóis. Colocamos à volta das plantas camadas de cinza retirada do sistema de Aquecimento a Biomassa. Além disso colocamos copinhos com cerveja.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Concursos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Realizou-se uma observação de insetos na horta, que despertou a curiosidade dos alunos e levou ao desenvolvimento de um borboletário na sala de aula. Depois de registar as diferentes fases da metamorfose da borboleta. Estas foram libertadas na horta, no hotel dos insetos e no jardim.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Após a colheita das favas feita com alunos e professores, os mesmos descascaram-nas e as favas foram usadas numa refeição (almoço). Noutro almoço foram usadas batatas, alfaces e alho francês.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Na nossa horta temos casinhas , bebedouros e comedouros para pássaros. Temos também um hotel para insetos.