Escola Básica de Abação
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
6 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais; Cidadania e Desenvolvimento; Ensino especial; clubes
3.3. N.º de alunos envolvidos
8
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Uma vez por ano, na preparação do terreno para plantação.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos envolvem-se na plantação e manutenção da horta auxiliando os funcionários da escola.
Também cuidam para que ninguém a vandalise.
Serve como exemplo o facto dos alunos terem detectado que durante um fim de semana desapareceu um pé de alface que tinham plantado, serve apenas para demonstrar a atenção que tem relativamente ao cuidado deste espaço.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Depende dos horários dos alunos e disponibilidade dos mesmos.
Os funcionários e professores da escola participam de acordo com a disponibilidade de serviço.
7. Como é feita a preparação do solo?
É colocado estrume e posteriormente é utilizado um trator para misturar o solo.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Materiais provenientes da cantina e dos jardins da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas, ervilhas, penca, alface, abóbora e meloas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Através de um relógio de rega.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Outra
Outra, qual?
Venda de produtos da horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Durante todo ano letivo o grupo de educação inclusiva vende os produtos que são produzidos na horta.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Em novembro realiza-se na escola a feira de produtos da terra, na qual o grupo de educação inclusiva vende os produtos da horta a um preço simbólico.