Escola Secundária de Felgueiras

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

 
A nossa horta foi assim em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Janeiro 2019

2. Área aproximada da horta (m²)

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação inclusiva

3.3. N.º de alunos envolvidos

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Na aquisição de sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Utilização dos produtos para a confeção das refeições na semana da saúde.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Diálogo informal entre os professores, alunos e funcionário.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do terreno foi entre professores funcionário e alunos, utilizando como fertilizante a compostagem de materiais orgânicos.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Relva, restos da cozinha da escola e trazidos de casa pelos alunos e professores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve galega, alface, salsa, beterraba, couve roxa, repolho, brócolos, tomate, rúcula, tomilho, coentros, alecrim, mirtilos e feijão.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Como estamos no início do projeto ainda não nos foi possível tratar desta gestão.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até ao momentos ainda não se verificou nenhuma doença nem praga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Dado que ainda estamos no início do projeto apenas confeccionamos sopa para a comunidade escolar no dia 23 de maio e utilizamos alface para fazer sandes.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Como fazer a plantação de tomates, couve galega e sementeira do feijão.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Secundária de Felgueiras

Professor coordenador da horta: Elsa Quadrado Sousa