Escola EB1/JI de Assenta
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Demos início ao projeto no ano transacto
2. Área aproximada da horta (m²)
5om quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio; Cidadania;
3.3. N.º de alunos envolvidos
60
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
A comunidade Educativa participa com bastante regularidade.
Desde da preparação do terreno, colocação do depósito de água para rega, oferta dos produtos para plantar e semear, preparação de sopas e saladas com os legumes extraídos da horta.
A decoração das árvores com casinhas para os passarinhos são feitas com alunos e familiares.
A vedação da horta foi elaborada por encarregados de educação e pintada pelos alunos, assim como, bancos feitos com paletes para que os alunos possam usufruir daquele espaço.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Saladas de alface preparadas para servir no refeitório da escolas .
Para confeção de sopas (atividade do JI em parceria com o Centro de Dia que confecciona os alimentos para os almoços da escola).
Entrega de produtos aos pais e encarregados de educação.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existem os responsáveis por regar, colher as ervas daninhas e verificar se os produtos hortículas já estão prontos para ser colhidos.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é feita pelos alunos da escola.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
O compostor foi feito com paletes e são colocados todos os restos de folhas e legumes secos da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os alunos abrem o depósito e enchem regadores e desta forma regam a horta com água que é aproveitada das chuvas.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
O impacto na comunidade local e nos alunos foi bastante positiva.
Os alunos cuidam e regam a horta com o aproveitamento da água das chuvas .
A comunidade está sempre pronta a colaborar.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
15.1. Link para a página da horta
#assentabrincaeaprende.blogspot.com