Escola Básica de Boca do Monte

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro de 2019

2. Área aproximada da horta (m²)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Expressões artísticas, Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos

105

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Frequentemente, as famílias oferecem sementes e plantas para a horta. Foram os pais, juntamente coma a Associação de Pais que construíram a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Frequentemente, os produtos são colhidos na horta e consumidos na cantina pelos alunos. Nestes dias, os alunos colhem, lavam e tratam os produtos que vão comer na hora do almoço.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem um "canteiro" e trata do seu espaço sempre com a colaboração das Assistentes Operacionais.

7. Como é feita a preparação do solo?

A primeira fertilização do solo foi feita com composto natural oferecido por dois pais. Logo que iniciamos a horta colocamos um compostor que enchemos com o material adequado e esperamos que em setembro tenhamos fertilizante para utilizar.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com folhas secas, folhas verdes, cascas de ovos, cascas de fruta, pequenos ramos de árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, salsa, tomilho,

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é recolhida num reservatório que verte água para os diferentes canteiros, por capilaridade, utilizando um sistema de rega gota-a-gota.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Quinzenalmente, as culturas são "inspecionadas" por um grupo de alunos com a ajuda de uma Assistente Operacional para verificar a existência de pragas ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As favas foram afetadas por uma praga e toda a produção de um dos canteiros foi completamente inutilizada.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

A confeção de pratos, pois, os alunos são envolvidos em todo os processo. Depois de semearem ou plantarem o produto, colheram-no, lavaram-no, cortaram-no ou rasparam-no. Este envolvimento fez com que provassem certos alimentos que ainda não tinham provado e que ficassem a gostar.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

As aulas na horta são sempre entusiasmantes e motivadoras para os alunos, pelo facto de saírem da sala. Muitas vezes, alguns alunos ensinam tanto como aprendem. Para outros é essencial perceberem que os alimentos não têm origem nas prateleiras dos supermercados, uma vez que grande parte deles vivem num ambiente urbano e mostraram desconhecer a agricultura biológica.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica de Boca do Monte

Professor coordenador da horta: Carmen Alexandra Matos Henriques