Escola Básica de Boca do Monte
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde janeiro de 2019
2. Área aproximada da horta (m²)
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Expressões artísticas, Estudo do Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos
105
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Frequentemente, as famílias oferecem sementes e plantas para a horta. Foram os pais, juntamente coma a Associação de Pais que construíram a horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Frequentemente, os produtos são colhidos na horta e consumidos na cantina pelos alunos. Nestes dias, os alunos colhem, lavam e tratam os produtos que vão comer na hora do almoço.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma tem um "canteiro" e trata do seu espaço sempre com a colaboração das Assistentes Operacionais.
7. Como é feita a preparação do solo?
A primeira fertilização do solo foi feita com composto natural oferecido por dois pais. Logo que iniciamos a horta colocamos um compostor que enchemos com o material adequado e esperamos que em setembro tenhamos fertilizante para utilizar.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com folhas secas, folhas verdes, cascas de ovos, cascas de fruta, pequenos ramos de árvores.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas, ervilhas, salsa, tomilho,
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água da chuva é recolhida num reservatório que verte água para os diferentes canteiros, por capilaridade, utilizando um sistema de rega gota-a-gota.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Quinzenalmente, as culturas são "inspecionadas" por um grupo de alunos com a ajuda de uma Assistente Operacional para verificar a existência de pragas ou doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As favas foram afetadas por uma praga e toda a produção de um dos canteiros foi completamente inutilizada.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
A confeção de pratos, pois, os alunos são envolvidos em todo os processo. Depois de semearem ou plantarem o produto, colheram-no, lavaram-no, cortaram-no ou rasparam-no. Este envolvimento fez com que provassem certos alimentos que ainda não tinham provado e que ficassem a gostar.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
As aulas na horta são sempre entusiasmantes e motivadoras para os alunos, pelo facto de saírem da sala. Muitas vezes, alguns alunos ensinam tanto como aprendem. Para outros é essencial perceberem que os alimentos não têm origem nas prateleiras dos supermercados, uma vez que grande parte deles vivem num ambiente urbano e mostraram desconhecer a agricultura biológica.