Horta pequena (até 50m²)



Desde janeiro de 2019
5
Expressões artísticas, Estudo do Meio
105
4
Sim
Frequentemente, as famílias oferecem sementes e plantas para a horta. Foram os pais, juntamente coma a Associação de Pais que construíram a horta.
Frequentemente, os produtos são colhidos na horta e consumidos na cantina pelos alunos. Nestes dias, os alunos colhem, lavam e tratam os produtos que vão comer na hora do almoço.
Cada turma tem um "canteiro" e trata do seu espaço sempre com a colaboração das Assistentes Operacionais.
A primeira fertilização do solo foi feita com composto natural oferecido por dois pais. Logo que iniciamos a horta colocamos um compostor que enchemos com o material adequado e esperamos que em setembro tenhamos fertilizante para utilizar.
Sim
A compostagem é feita com folhas secas, folhas verdes, cascas de ovos, cascas de fruta, pequenos ramos de árvores.
Favas, ervilhas, salsa, tomilho,
Sim
A água da chuva é recolhida num reservatório que verte água para os diferentes canteiros, por capilaridade, utilizando um sistema de rega gota-a-gota.
Sim. Quinzenalmente, as culturas são "inspecionadas" por um grupo de alunos com a ajuda de uma Assistente Operacional para verificar a existência de pragas ou doenças.
Sim
As favas foram afetadas por uma praga e toda a produção de um dos canteiros foi completamente inutilizada.
Não
A confeção de pratos, pois, os alunos são envolvidos em todo os processo. Depois de semearem ou plantarem o produto, colheram-no, lavaram-no, cortaram-no ou rasparam-no. Este envolvimento fez com que provassem certos alimentos que ainda não tinham provado e que ficassem a gostar.
As aulas na horta são sempre entusiasmantes e motivadoras para os alunos, pelo facto de saírem da sala. Muitas vezes, alguns alunos ensinam tanto como aprendem. Para outros é essencial perceberem que os alimentos não têm origem nas prateleiras dos supermercados, uma vez que grande parte deles vivem num ambiente urbano e mostraram desconhecer a agricultura biológica.