Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
7 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
30
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Integração Socio Cultural e Gestão de Projetos
3.3. N.º de alunos envolvidos
120
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Os nossos como são a maior parte de longe de Coimbra, trazem espécies dos quintais das famílias para plantarem na escola
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos começaram a ter mais sensibilidade para com as espécies. Começaram a optar pelo consumo e confeção com produtos biológicos. E sendo da área alimentar entendemos que será uma mais valia para o futuro profissional e para os seus clientes. Pois nestes anos já conseguimos verificar que alguns alunos, que estão no mercado de trabalho (restaurantes e hotéis), optam para criação mini hortas o mesmo se passa nas próprias habitações.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é efetuada de 15 e 15 dias, e conseguimos efetuar um sistema de aproveitamento de águas pluviais para rega.
Os professores levam os alunos para a horta para efetuarem a manutenção, além dessas turmas também existe a manutenção efetuada pelos voluntários da Green Team
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é 100% manual, com o arrancar das ervas daninhas, preparação é remexer o solo e fertilizar com estrume de cavalo quando necessário.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Não é efetuada, porque atraia muito roedores e repteis, entre outros animais e a entrada para as cozinhas é mesmo em frente à horta.
Já tivemos essa experiência quando tinhamos compostores.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Essencialmente plantas aromáticas, flores comestíveis e árvores de fruto. Mas também temos canteiros onde são cultivadas alfaces e cebolas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
As águas pluviais são recolhidas para um deposito de 210 litros com torneira e também através de bidons junto às caleiras dos telhados da escola.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Os alunos designados de auditores ambientais e as professoras coordenadoras frequentemente deslocam-se à horta e analisam visualmente as especies.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
Não temos animais de criação, mas tentamos aumentar a biodiversidade. Criamos um hotel para insectos e foram colocados 5 ninhos nas árvores.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Feiras