Escola EB1 Nº 2 Vila Real (Bairro de S. Vicente de Paula)
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há cerca de 10 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
50 m quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
28
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio, Português,Matemática ...
3.3. N.º de alunos envolvidos
312
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
São convidadas a participar com a oferta de plantas e sementes, assim como a cuidar da horta.Também colaboram com os seus educandos em pesquisas sobre os produtos da horta.
Fazem-no de acordo com as necessidades e época do ano.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Mudança de atitude perante a alimentação.
- Respeito pela agricultura biológica.
- Valorização do trabalho do agricultor.
- Inclusão de alimentos saudáveis na alimentação.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta está dividida em dez canteiros, um para cada turma.
Cada turma faz a manutenção do seu canteiro, ao longo do ano.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é cavado e revolvido, no inicio do ano, por um funcionário da Junta de Freguesia. Ao longo do ano, este trabalho é feito pelos alunos e professores.
Temos alunos de meios rurais que trazem adubos orgânicos.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Colocam dentro do compostor, restos de alimentos da cantina e plantas da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Batata, fava, ervilha, couve, morango, framboesa, louro, salsa, hortelâ ...
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Com a água da rede de abastecimento.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, com produtos naturais.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Com os produtos da horta fizeram-se sopas ao longo do ano, 3 vezes. Foram envolvidos os alunos, professores e assistentes operacionais.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Sempre que havia uma atividade na horta, era dada uma aula relacionada com o tema. Era envolvida uma turma de cada vez e respetivos professores.