Escola EB1 de Pinheiral
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 4 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
20 m
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
7
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio e oferta complementar.
3.3. N.º de alunos envolvidos
200
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que solicitadas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os pais ajudaram a preparar a terra e trouxeram sementes para que os alunos as semeassem. os alunos colhem e levam um pouco para casa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta está dividida por culturas e uma turma está encarregue da compostagem e as outras regam e tiram as ervas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza foi feita pelos alunos e pais. Limparam o terreno do lixo cortaram as ervas e lavraram com um pequeno trator. A fertilização foi feita com borras de café que é aproveitado na escola e trazido de casa pelos alunos e professores.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Na horta foi feita uma caixa de madeira onde os alunos colocam os restos de comida, folhas e erva.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas, ervilhas, curgetes, tomate, cebola,alho francês e couve galega.
Limoeiro, pessegueiro e ameixoeira.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Com água da companhia.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
As pragas que temos são caracóis e usamos sal para os eliminar.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Sempre que se trabalhou na horta o professor foi explicando o que se ia fazendo e para que servem as culturas, como e quando se cultivam.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
15.1. Link para a página da horta
facebook da escola do Pinheiral.