Escola Básica da Pontinha
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
a partir de janeiro de 2019
2. Área aproximada da horta (m²)
50m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais, Matemática, Atividades de Vida Diária e Jardinagem
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Na oferta de sementes e na recolha de garrafas de plástico.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A cosntrução da horta sensibilizou os alunos envolvidos para o consumo de alimentos mais saudáveis e cultivados sem adubos químicos.
A variedade de especies (rabanetes, grão, feijão, alface, abobora, batata, cebolas, salsa, limoeiro e marmeleiro, etc.).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é feita por grupos de alunos com orientação do docente e do professor de jardinagem.
A repartição de tarefas varia semanalmente consoante a atividade a desenvolver.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi limpo pelos serviços de manutenção dos espaços verdes da Junta de Feeguesia Pontinha e Famões.
Na fertilização são utilizadas borras de café.
Ainda não se conseguiu fazer a compostagem.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Culturas: legumes, leguminosas, frutas(melão e melancia) e ervas de cheiro.Estamos a cultivar árvores de fruto(marmeleiro e limoeiro).
Em simultáneo, estamos a construir uma estufa sustentável.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Duas vezes por semana
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Ainda não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Um aula na horta - No âmbito do 5ºAno de Ciências Naturais, os alunos aprendem os diferentes tipos de solos e a diversidade das plantas.
Em sala de aula, os alunos fizeram sementeiras e procederam à sua rega e verificaram o tempo de duração ao sol.
Após esta atividade e depois do solo ter sido composto (trator), os alunos foram colocar as plantas que tinham obtido nas pequenas sementeiras.
Os alunos de Ensino Especial tem uma disciplina designada Atividades de Vida Diária e Jardinagem onde trabalham estes temas.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Após a colheita das alface, couves, espinafres, coentros e beringelas, confecionaram-se sopas e foram feitos bolos com legumes.O bolo de agrião é um sucesso!
Estes bolos são confeccionados com os alunos do Ensino Especial sob a orientação da Prof.Isabel Oliveira e mais colegas deste grupo.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Os produtos obtidos foram levados em tabuleiros e vendidos em diferentes locais na escola e muito bem aceites!
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
15.1. Link para a página da horta
Página do Facebook Escola Pontinha/ No site do agrupamento =http://aebf.pt (Clicar em Eco-Escolas sff)