Escola Básica Manuel Ferreira Patrício
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 6 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
500 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Cursos vocacionais e Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Através de convite para participação pontual nas atividades, com frequência mensal.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Socialização / aumento de relações interpessoais nos alunos. Desenvolvimento do sentido de responsabilidade face ao ambiente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção do espaço é semanal, combinada entre professores e alunos mediante calendário previamente estabelecido.
Participação semanal da turma CEF .
7. Como é feita a preparação do solo?
Houve uma primeira limpeza do terreno, manualmente, seguindo -se a passagem da moto enxada para revolvimento dos torrões e depois a abertura de regos manualmente. Como fertilizante é utilizado o composto orgânico produzido na escola.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com estrume de cavalo cedido pela GNR, folhas secas do espaço escolar e restos de preparação de alimentos do refeitório ( cascas de batata, cenouras, cebolas, folhas de alface, couve....)
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Alfaces
- Couves
- favas e tremoço
- Alhos
- Batatas
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É utilizada a água da chuva , recolhida no depósito instalado para o efeito. É também realizada a rega manual a partir do ponto de água ( mangueira e regadores).
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. É feita semanalmente através de observação direta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
É utilizada rede para proteção de pássaros e utilização de cinza para combate a lesmas e caracóis.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Distribuição dos produtos pela comunidade escolar
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Aulas na horta:
A turma CEF frequenta-a semanalmente , no âmbito de uma disciplina prática.
As restantes turmas vão pontualmente realizar atividades especificas( sementeira de tremoço...)
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Reconhecimento do espaço para recolha de dados para a elaboração da planta da horta.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Dia Eco Escola - Plantação de árvores de fruto
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
- Relações interpessoais;
-Sensibilização para a prática da agricultura biológica e melhoria de hábitos alimentares;
-Sensibilização para a preservação do meio ambiente;
- Contacto com novas técnicas de produção de alimentos ( estufa)