Horta pequena (até 50m²)


5 anos
50 m2
14
Português e Estudo do Meio/Abordagem à Escrita e Conhecimento do Mundo
304
4
Sim
Os familiares dos alunos colaboram com a oferta de sementes e plantas para transplante, recolhem produtos que usam para confeção de refeições (couve, espinafres, alho-francês, alface, coentro, salsa, hortelã, alecrim e outra ervas aromáticas, etc).
Os alunos estão mais despertos para o conhecimento à volta dos produtos hortícolas, nomeadamente no que respeita ao ciclo de vida, a sua identificação e a sua importância na alimentação. Há um aumento do conhecimento relativo à diversidade de sementes, das plantas, dos frutos e das flores. Alargamento do conhecimento relativo à biodiversidade. As atividades da horta proporcionam uma maior motivação para as aprendizagens curriculares, com observações "in loco", realização de trabalhos de projeto e pesquisas. Os encarregados de educação envolvem-se com maior facilidade na dinâmica da escola e tornam-se mais colaborantes.
O espaço da horta vertical é dinamizado com o apoio dos técnicos do Centro de Animação Infantil Municipal-CAIM e respetivos docentes titulares, numa metodologia de pequenos grupos, de acordo com calendarização semanal. O espaço da horta horizontal é dinamizado principalmente pelos alunos do pré-escolar (tratam a terra, semeiam, mondam, adubam (com o composto do compostor) e regam), com o apoio das educadoras titulares e respetivas assistentes operacionais e/ou pais. Há ainda a criação de um jardim de inverno no espaço do pátio interior da Escola que possibilita a participação de todos os alunos.
No início do ano letivo, os funcionários da Autarquia fazem a limpeza do solo para a horta. Seguidamente, o solo é preparado pelos alunos, professoras e assistentes, com fertilizante da compostagem feita na escola. A monda e limpeza ao longo do ano são asseguradas pelos alunos, docentes, assistentes operacionais e técnicos do CAIM.
Sim
Existem 2 compostores no espaço da Horta pedagógica, onde são colocados os resíduos (cascas ou restos de frutos que os alunos comem na escola, por exemplo). São dinamizadas sessões sobre o tema "compostagem" pelas técnicas da Autarquia, envolvidas no projeto Eco-Escolas.
Physalis, framboesas, mirtilos, amoreiras, morangueiros, couves, ervilhas, espinafres, tomates, alfaces, milho, hortelã, coentros, salsa. Há consociação de aromáticas: poejos, orégãos, hortelã-da-ribeira, alfazema, alecrim, erva-príncipe, arruda, erva cidreira, artemísia), plantas aquáticas (papiro, atabuas) e de plantas decorativas (catos, margaridas dobradas, amores-perfeitos, malvas, jarros, etc).
Sim
Os alunos com o apoio das educadoras/ assistentes operacionais procedem à rega pela manhã, sempre que necessário.
Foram plantadas aromáticas e plantas decorativas com o objetivo de atrair os insetos predadores dos que destroem as plantas da horta. Há observações, com frequência quase diária, para identificação de pragas.
Sim
Surgem habitualmente caracóis e lagartas que são apanhados à mão.
Não