Escola Básica Padre António Lourenço Farinha

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

32,80 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Geografia e Vida Ativa

3.3. N.º de alunos envolvidos

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Quando solicitadas pelos alunos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Consciencialização dos alunos e famílias para a necessidade da produção biológica.Promoção da economia circular. Desenvolvimento local através da utilização dos produtos endógenos.Incentivo à descarbonização da economia.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é cuidada semanalmente por um grupo de alunos Eco-Escolas incluindo a Vida Ativa e regada regularmente por dois funcionários e pelos alunos Eco-Escolas. O Coordenador Eco-Escolas e o Coordenador da Escola fazem a supervisão dessa atividade.

7. Como é feita a preparação do solo?

Mobilização.
Remoção das plantas adventícias.
Fertilização com matéria orgânica.
Sementeira e plantação.
Rega.
Controlo.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Produtos residuais da horta e da cozinha através da compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, Couves,Tomates, Coentros, Morangos, Salsa, Cebolas, Favas, Ervilhas, Feijão, Hortelã e Alho.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com as necessidades dos cultivares.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim.Inicialmente, com o processo de consociação de plantas. Não tendo existido necessidade de aplicação de fito sanitários.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Feira na Escola: No final de cada período letivo, envolvendo os professores da vida ativa,os alunos e funcionários de acordo com a gestão do horário.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Confecção de sopas e outros pratos, periodicamente, incluídos na ementa escolar.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Motivação e preparação dos alunos, para aplicação do saber e saber fazer na sua atividade pós escolar.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica Padre António Lourenço Farinha

Professor coordenador da horta: António Francisco do Sacramento