Escola Básica Padre António Lourenço Farinha
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há mais de 5 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
32,80 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Geografia e Vida Ativa
3.3. N.º de alunos envolvidos
30
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Quando solicitadas pelos alunos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Consciencialização dos alunos e famílias para a necessidade da produção biológica.Promoção da economia circular. Desenvolvimento local através da utilização dos produtos endógenos.Incentivo à descarbonização da economia.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta é cuidada semanalmente por um grupo de alunos Eco-Escolas incluindo a Vida Ativa e regada regularmente por dois funcionários e pelos alunos Eco-Escolas. O Coordenador Eco-Escolas e o Coordenador da Escola fazem a supervisão dessa atividade.
7. Como é feita a preparação do solo?
Mobilização.
Remoção das plantas adventícias.
Fertilização com matéria orgânica.
Sementeira e plantação.
Rega.
Controlo.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Produtos residuais da horta e da cozinha através da compostagem.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, Couves,Tomates, Coentros, Morangos, Salsa, Cebolas, Favas, Ervilhas, Feijão, Hortelã e Alho.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
De acordo com as necessidades dos cultivares.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim.Inicialmente, com o processo de consociação de plantas. Não tendo existido necessidade de aplicação de fito sanitários.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Feira na Escola: No final de cada período letivo, envolvendo os professores da vida ativa,os alunos e funcionários de acordo com a gestão do horário.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Confecção de sopas e outros pratos, periodicamente, incluídos na ementa escolar.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Motivação e preparação dos alunos, para aplicação do saber e saber fazer na sua atividade pós escolar.