Escola Básica de Vale do Mouro,Tangil
a nossa horta bio
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Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
são várias as disciplinas envolvidas nomeadamente Educação Pré Escolar e Ciências Naturais.
3.3. N.º de alunos envolvidos
54
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
5
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias têm colaborado sempre que lhes é solicitada a ajuda, nomeadamente com a contribuição de sementes e plântulas.
Colaboram no arejamento do solo e na rega das sementeiras principalmente durante o período de interrupção letiva,
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta tem um impacto muito positivo nos alunos nomeadamente na sensibilização para a importância de uma agricultura sustentável sem recurso a pesticidas e herbicidas.
Com a horta fomenta-se ainda o consumo de legumes fazendo uma articulação com o projeto de alimentação saudável, utilizando as ervas aromáticas e os legumes produzidos em saladas e sandes .
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos do oitavo ano prepararam a horta para a sementeira procedendo ao arranque das infestantes e arejamento do solo.
Os alunos do Pré escolar auxiliados pelas respetivas educadoras e pelos assistentes operacionais procederam à sementeira.
A rega e manutenção foi feita pelos alunos com o auxilio de um assistente operacional.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza e preparação do terreno foi feita exclusivamente de forma manual com auxilio de instrumentos manuais, tais como enxada.
A fertilização foi feita com composto produzido na escola.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com restos do refeitório nomeadamente cascas de legumes e frutas, com restos do bar (borras do café) e restos de vegetação resultantes da manutenção dos jardins.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Procedeu-se à sementaria de couve galega, tomate, pimento, feião, curgete, ervilhas, favas ervas aromáticas e flores,
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão da rega é feita por um assistente operacional que verifica a necessidade hídrica de acordo com as condições climatéricas,
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que se procede à rega e ao arranque das infestantes verifica-se a existência ou não de pragas e doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Os alunos do Pré Escolar foram presenteados com uma aula sobre o desenvolvimento das espécies pela professora de Ciências Naturais.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta tem um papel preponderante na educação para a cidadania visto que desenvolve componentes pedagógicas, culturais (promoção de conhecimentos tradicionais da região).
Fomenta ainda o trabalho colaborativo entre ciclos, importante numa escola integrada como é o caso da escola do Vale do Mouro.
Promove o respeito pela natureza e a importância da agricultura sustentável.