Horta pequena (até 50m²)


5 anos
50
4
são várias as disciplinas envolvidas nomeadamente Educação Pré Escolar e Ciências Naturais.
54
5
Sim
As famílias têm colaborado sempre que lhes é solicitada a ajuda, nomeadamente com a contribuição de sementes e plântulas.
Colaboram no arejamento do solo e na rega das sementeiras principalmente durante o período de interrupção letiva,
A horta tem um impacto muito positivo nos alunos nomeadamente na sensibilização para a importância de uma agricultura sustentável sem recurso a pesticidas e herbicidas.
Com a horta fomenta-se ainda o consumo de legumes fazendo uma articulação com o projeto de alimentação saudável, utilizando as ervas aromáticas e os legumes produzidos em saladas e sandes .
Os alunos do oitavo ano prepararam a horta para a sementeira procedendo ao arranque das infestantes e arejamento do solo.
Os alunos do Pré escolar auxiliados pelas respetivas educadoras e pelos assistentes operacionais procederam à sementeira.
A rega e manutenção foi feita pelos alunos com o auxilio de um assistente operacional.
A limpeza e preparação do terreno foi feita exclusivamente de forma manual com auxilio de instrumentos manuais, tais como enxada.
A fertilização foi feita com composto produzido na escola.
Sim
A compostagem é feita com restos do refeitório nomeadamente cascas de legumes e frutas, com restos do bar (borras do café) e restos de vegetação resultantes da manutenção dos jardins.
Procedeu-se à sementaria de couve galega, tomate, pimento, feião, curgete, ervilhas, favas ervas aromáticas e flores,
Sim
A gestão da rega é feita por um assistente operacional que verifica a necessidade hídrica de acordo com as condições climatéricas,
Sempre que se procede à rega e ao arranque das infestantes verifica-se a existência ou não de pragas e doenças.
Não
Não
Os alunos do Pré Escolar foram presenteados com uma aula sobre o desenvolvimento das espécies pela professora de Ciências Naturais.
A horta tem um papel preponderante na educação para a cidadania visto que desenvolve componentes pedagógicas, culturais (promoção de conhecimentos tradicionais da região).
Fomenta ainda o trabalho colaborativo entre ciclos, importante numa escola integrada como é o caso da escola do Vale do Mouro.
Promove o respeito pela natureza e a importância da agricultura sustentável.