Escola Básica Fernão de Magalhães

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 1 ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

Menos 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio - fauna e flora

3.3. N.º de alunos envolvidos

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Uma Encarregada de Educação sempre que vem buscar a sua menina ao Jardim de Infância, passa pela horta biologica e verifica se há necessidade de tratar de alguma coisa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Curiosidade em ver a evolução da horta
- Participar no tratamento da horta.
- Entusiasmo em ajudar.
- Trabalhar a terra com as mãos e os utensílios.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi escalonada uma grelha de distribuição das tarefas e da ordem das pessoas a cuidarem da horta.
A manutenção é sempre vigiada por um adulto e há sempre conselhos dados pelos adultos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A Terra vai ser toda virada com uma maquina giratória. Com a ajuda de sacho, o professor vai retirar algumas pedras e utilizando o engaço, os alunos um a um com a ajuda do professor, vão alisar a Terra para depois fazer a separação dos espaços para a plantação.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos as culturas seguintes:
- Horta biológica
- Canteiro das Ervas Aromáticas
- Pomar
- Canteiro dos cheiros
- Zona das árvores autoctonas

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi elaborado um calendário com a distribuição dos alunos responsaveis pela rega a fim de permitir a todos eles a oportunidade de poderem participar nesta atividade.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi feita nenhuma monitorização de pragas ou doenças prque até agora, a nossa horta não apresentou nenhum ataque de pragas nem de doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Foi feita uma pequena apresentação das ervas aromáticas e da importância de cada uma delas na nossa alimentação. Os alunos poderem colocar as suas duvidas e questões sobre este tema tão importante e desconhecido por muitos meninos.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Foi também transmitido aos alunos a importancia da rega e da água para ajudar no crescimento e desenvolvimento das sementes.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica Fernão de Magalhães

Professor coordenador da horta: Luis Rodrigues