Escola Básica Fernão de Magalhães
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 1 ano.
2. Área aproximada da horta (m²)
Menos 50m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio - fauna e flora
3.3. N.º de alunos envolvidos
10
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Uma Encarregada de Educação sempre que vem buscar a sua menina ao Jardim de Infância, passa pela horta biologica e verifica se há necessidade de tratar de alguma coisa.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Curiosidade em ver a evolução da horta
- Participar no tratamento da horta.
- Entusiasmo em ajudar.
- Trabalhar a terra com as mãos e os utensílios.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Foi escalonada uma grelha de distribuição das tarefas e da ordem das pessoas a cuidarem da horta.
A manutenção é sempre vigiada por um adulto e há sempre conselhos dados pelos adultos.
7. Como é feita a preparação do solo?
A Terra vai ser toda virada com uma maquina giratória. Com a ajuda de sacho, o professor vai retirar algumas pedras e utilizando o engaço, os alunos um a um com a ajuda do professor, vão alisar a Terra para depois fazer a separação dos espaços para a plantação.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos as culturas seguintes:
- Horta biológica
- Canteiro das Ervas Aromáticas
- Pomar
- Canteiro dos cheiros
- Zona das árvores autoctonas
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi elaborado um calendário com a distribuição dos alunos responsaveis pela rega a fim de permitir a todos eles a oportunidade de poderem participar nesta atividade.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não foi feita nenhuma monitorização de pragas ou doenças prque até agora, a nossa horta não apresentou nenhum ataque de pragas nem de doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Foi feita uma pequena apresentação das ervas aromáticas e da importância de cada uma delas na nossa alimentação. Os alunos poderem colocar as suas duvidas e questões sobre este tema tão importante e desconhecido por muitos meninos.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Foi também transmitido aos alunos a importancia da rega e da água para ajudar no crescimento e desenvolvimento das sementes.