Escola Básica de Gavião
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 9 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais, Estudo do Maio, áreas do Pré-Escolar, AEC, Clube doa Ambiente
3.3. N.º de alunos envolvidos
70
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias são envolvidas, pontualmente, em atividades planificadas e realizadas pelas crianças do Pré-Escolar e na cedência de estrume biológico para fertilizar o solo.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os produtos da horta são utilizados, pontualmente, no refeitório. Também são vendidos, com um custo simbólico e muitas vezes são entregues nos lares do concelho.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta é mantida por um funcionário que colabora diretamente com os professores e os alunos que estão envolvidos neste projeto.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é feita com recurso a utensílios tradicionais não mecanizados. Na fertilização do solo utiliza-se estrume biológico cedido por familiares dos alunos.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com recurso aos desperdícios do refeitório e a folhas secas das árvores que existem na escola e na sua proximidade .
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface, couve, salsa, coentros, cebolas, rabanetes, nabiça, favas, feijão verde, courgettes e alho francês.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita pela manhã, nas horas de menos calor. Este ano também se começou a fazer-se o aproveitamento da água de lavar as frutas e as hortaliças no refeitório.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Quando se torna necessário.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Da lagarta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
A feira na escola é realizada sempre que os produtos estão prontos a ser colhidos na horta biológica. Os produtos são colhidos pelos alunos do EmpreAmbiente (1º e 2º ano), do Clube do Ambiente e do Pré-Escolar.
São vendidos na sala do aluno ou no átrio da escola por alunos e pela assistente operacional que colabora na operacionalização do programa.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Os alunos confecionaram pratos de culinária a partir de receitas trazidas de casa.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Ao longo do ano letivo desenvolveram-se várias aulas na Horta Biológica com vários anos de escolaridade de acordo com a planificação dos docentes em articulação com a coordenadora do programa.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A realização da compostagem que se converte em estrume para utilizar na horta.