Escola Básica de Amareleja

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Homem e o Mundo (Ciências Naturais) / Educação Visual e Tecnológico/ Português/ Fisico-química

3.3. N.º de alunos envolvidos

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem com sementeiras para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta promove a responsabilização dos alunos no cuidado e manutenção da mesma.
Tem também como objetivo o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e educativas dos alunos com necessidades educativas especiais e alunos de programa integrado de formação e educação (PIEF).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas encontram-se divididas entre os alunos e entre as diferentes disciplinas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi mobilizado com a ajuda do jardineiro da Junta de Freguesia.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os resíduos do jardim da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

couves, tomates, alfaces

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi utilizada uma nova técnica, com garrafas de água reutilizadas e um fio, que ia passando a água da garrafa para o fio e depois para o solo.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Feira na comunidade
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

No dia Eco-Escolas, 16 de maio, foi realizada uma Feira de Produtos e uma Eco-Troca de plantas por resíduos, que teve muita afluência por parte da população.

Feira na Escola, de 15 em 15 dias, pelo menos foram vendidos os produtos que foram crescendo na horta.

A turma PIEF , foi a turma dinamizadora da horta, e nas horas dedicadas à disciplina vocacional, foram lecionadas varias aulas na horta.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica de Amareleja

Professor coordenador da horta: Lília Maria Costa Fernandes