Jardim de Infância de Pousada

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

25 a 30 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

todo o grupo pre escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos

22

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

em atividades que consideremos mais pertinentes- solicitados

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

o cuidado nas regas e nas mondas das ervas. O colher das hortícolas para saladas e sopas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

através do quadro de tarefas semanais.

7. Como é feita a preparação do solo?

Normalmente com a ajuda dos funcionários da Junta de feguesia, com a colaboração da associação de agricultores na doação de ferramentas e fertilizantes de origem animal. também fazemos compostagem aproveitando as folhas e ouriços dos nossos 3 castanheiros.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

aproveitando as folhas e ouriços dos nossos 3 castanheiros, restos de comida, cinzas e cascas da fruta.
Uma vizinha da escola por vezes dá carretas de estrume dos coelhos e galinhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No espaço escola e horta temos: Batatas ,couves, alfaces, feijão, ervilhas,quiabos, abóboras, morangos, castanheiros, macieiras, ameixieira, romanzeira, nogueira, cerejeira, loureiro, menta, cebolinho, hortelã, mostarda, alecrim, aloé vera...

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

é através do quadro de tarefas semanais. As crianças observam o terreno e se o mesmo estiver seco procedem à rega com regador e pequenos baldes.
A recolha é feita em contentores verticais que se encontram debaixo das pingas dos telhados. Quando os contentores estão cheios coloca-se uma tampa. quando está prevista chuva, abrem-se as tampas.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

sim.Durante os recreios.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na comunidade
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

requalificação de canteiros, construção de uma pequena estufa e um lago e queremos construir um pequeno galinheiro

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Jardim de Infância de Pousada

Professor coordenador da horta: Armanda Conceição Martins Correia Felicia