2025-2026 | Hortas Bio nas Eco-Escolas

O desafio “Hortas Bio nas Eco-Escolas”, implementado desde 2012-2013 pela ABAAE em parceria com a Agrobio, tem como principal objetivo divulgar e valorizar o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito das hortas pedagógicas em modo biológico, promovendo o reconhecimento de boas práticas e incentivando outras escolas a implementar iniciativas semelhantes, que constituem verdadeiros laboratórios educativos e de sustentabilidade.

Destina-se às escolas da rede Eco-Escolas, com o objetivo de despertar nos alunos o interesse por práticas agrícolas responsáveis, estimular a ligação à natureza e reforçar competências de trabalho em equipa, criatividade e cidadania ambiental.

Através desta iniciativa, cada escola terá a oportunidade de transformar espaços escolares em hortas pedagógicas, proporcionando experiências práticas que consolidem conhecimentos sobre cultivo de plantas, preservação ambiental, alimentação saudável e reutilização de recursos.

Para serem elegíveis, as hortas escolares devem obedecer aos seguintes princípios da Agricultura Biológica:

  • Sem produtos químicos de síntese, não autorizados na Agricultura Biológica;
  • Culturas consociadas, incluindo hortícolas e aromáticas;
  • Envolvimento ativo dos alunos;
  • Sustentabilidade a longo prazo, para além do ano letivo corrente.

A atividade contribui para a educação ambiental, para o envolvimento da comunidade escolar e para o desenvolvimento de competências essenciais para a cidadania e sustentabilidade.

Como?

A participação no Desafio “Hortas Bio nas Eco-Escolas” implica que cada escola crie, desenvolva e mantenha a sua horta escolar ao longo do ano letivo, garantindo o cumprimento dos princípios da agricultura biológica. Os alunos, docentes e restante comunidade escolar devem estar ativamente envolvidos em todas as etapas, desde o planeamento até à manutenção, aplicando boas práticas como compostagem, consociações de culturas e reaproveitamento de materiais. Para acompanhar o progresso da horta, as escolas devem submeter três conjuntos de fotografias em ordem cronológica, mostrando a evolução do espaço ao longo do ano, e preencher um questionário detalhado que descreva o planeamento, as atividades realizadas, as técnicas utilizadas e o envolvimento da comunidade. Todo o processo de inscrição, submissão de fotografias e questionário deve ser realizado na plataforma Eco-Escolas, assegurando que cada horta participe de forma organizada, documentada e sustentável.

 

Atividades Hortas Bio nas Eco-Escolas

Horta Pequena
Destinada a hortas até 50 m². Nesta atividade, os alunos aplicam técnicas de agricultura biológica, como compostagem, consociações de culturas e reutilização de materiais, adquirindo conhecimentos práticos sobre sustentabilidade e biodiversidade. Os alunos são incentivados a desenvolver oficinas, partilhas com a comunidade escolar e a integrar a horta nas disciplinas curriculares, reforçando competências de organização, liderança e trabalho em equipa.
O registo fotográfico e o preenchimento do questionário permitem documentar a evolução da horta, as técnicas utilizadas e o envolvimento dos participantes.

Horta Grande
Voltada para hortas superiores a 50 m². Nesta atividade, os alunos aplicam técnicas de agricultura biológica, como compostagem, consociações de culturas e reutilização de materiais, adquirindo conhecimentos práticos sobre sustentabilidade e biodiversidade. Os alunos são incentivados a desenvolver oficinas, partilhas com a comunidade escolar e a integrar a horta nas disciplinas curriculares, reforçando competências de organização, liderança e trabalho em equipa.
O registo fotográfico e o preenchimento do questionário permitem documentar a evolução da horta, as técnicas utilizadas e o envolvimento dos participantes.

 

Concurso | Regulamento

Para participar no concurso de cartazes o trabalho a apresentar deve respeitar o presente regulamento.
Podem participar vários alunos e turmas. No entanto cada escola pode submeter apenas um trabalho a concurso em cada escalão.
Recomenda-se a seleção interna do melhor trabalho, o qual deve cumprir o regulamento apresentando todos os elementos solicitados.

Informação solicitada para concurso
  • Fotografias em 3 momentos do ano
    Três conjuntos de fotografias da horta (mínimo 1, máximo 6 fotografias por conjunto), em diversas épocas (janeiro, março, maio).
    As fotos devem ser apresentadas por ordem cronológica, demonstrando a evolução da mesma ao longo do tempo.
  • Questionário da Horta
    Preenchimento de um questionário de descrição da horta, onde devem abordar alguns aspetos relacionados com a planificação, desenvolvimento e manutenção da horta. O questionário pode ser consultado aqui.

Critérios de Avaliação

Os projetos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

  • Envolvimento dos alunos e comunidade
  • Técnicas agrícolas utilizadas para instalação e/ou manutenção da horta (consociações, compostagem, práticas biológicas);
  • Sustentabilidade da horta (planeamento, continuidade, ligação à comunidade);
  • Originalidade e atividades complementares (oficinas, partilhas, comunicação e/ou ligação curricular).

Júri

O júri será constituído por elementos da ABAAE, AGROBIO, elementos da Comissão Nacional das Eco-Escolas e por parceiros do projeto.

Prémios

1º Prémio 

Kit completo para dinamização de uma horta escolar, composto por:

  • 1 kit da Bruga
  • Livro “Sementes à solta” da Fernanda Botelho
  • Etiquetas de Bambu
  • Luvas de jardinagem
  • Conjunto de ervas aromáticas em vaso da Aromáticas Vivas e da Planta Livre
  • Sementes biológicas da Agrobio e das Sementes de Portugal
  • Ação de formação sobre hortas em meio urbano dinamizada pela Upfarming

2º Prémio 

Kit essencial para iniciar ou reforçar uma horta, composto por:

  • 1 kit da Bruga
  • Livro “Salada de flores” da Fernanda Botelho
  • Etiquetas de Bambu
  • Luvas de jardinagem
  • Conjunto de ervas aromáticas em vaso da Aromáticas Vivas e da Planta Livre
  • Sementes biológicas da Agrobio e das Sementes de Portugal
  •  

3º Prémio 

Kit essencial para iniciar ou reforçar uma horta, composto por:

  • Etiquetas de Bambu
  • Luvas de jardinagem
  • Conjunto de ervas aromáticas em vaso da Aromáticas Vivas e da Planta Livre
  • Sementes biológicas da Agrobio e das Sementes de Portugal

Menções honrosas

  • Etiquetas de Bambu
  • Luvas de jardinagem
  • Conjunto de ervas aromáticas em vaso da Aromáticas Vivas e da Planta Livre
  • Sementes biológicas da Agrobio e das Sementes de Portugal

Nota: O júri reserva o direito de anular a atribuição lugares de premiação, caso os trabalhos de cada escalão não se enquadrem nos critérios descritos ou não tenham a qualidade desejada

Prazos

  • 31 de janeiro de 2026: upload do 1º conjunto de fotografias (situação inicial da horta)
  • 31 de março de 2026: upload do 2º conjunto de fotografias
  • 15 de maio de 2026: upload do 3º conjunto de fotografias e conclusão do questionário de descrição da horta

Nota: Os prazos de 31 de janeiro e 31 de março são indicativos. As fotografias de cada conjunto podem não corresponder precisamente aos meses indicados, desde que sejam apresentadas por ordem cronológica, demonstrando a evolução da horta ao longo do tempo.

Links Úteis

Manuais de Compostagem

Quem pode participar

O desafio é aberto a todas as escolas da rede Eco-Escolas. As hortas podem concorrer em 2 escalões:

Horta Pequena – até 50m²
Horta Grande – superior a 50m²

Objetivos

  • Promover a implementação e valorização de hortas escolares biológicas, livres de produtos químicos de síntese;
  • Incentivar a aprendizagem prática sobre agricultura sustentável, alimentação saudável e biodiversidade;
  • Fomentar o envolvimento ativo dos alunos, docentes e comunidade escolar na gestão do espaço educativo;
  • Estimular a criatividade, a colaboração e o sentido de pertença em torno de um projeto comum de sustentabilidade;
  • Aplicar na prática os princípios da agricultura biológica, através da seleção adequada de culturas e técnicas de manutenção sustentáveis;
  • Desenvolver estratégias de planeamento e gestão de recursos que privilegiem a economia circular, incluindo compostagem e reaproveitamento de materiais;
  • Criar espaços pedagógicos que integrem diferentes disciplinas curriculares e favoreçam a aprendizagem interdisciplinar;
  • Envolver a comunidade escolar e local em ações de voluntariado, sensibilização e partilha de boas práticas;
  • Garantir a continuidade das hortas escolares para além do ano letivo, assegurando a sua sustentabilidade a longo prazo.

Competências e aprendizagens

Participar neste desafio permite desenvolver competências como:

  • Conhecimento científico e técnico sobre agricultura biológica, biodiversidade e ecossistemas;
  • Trabalho colaborativo e espírito de equipa;
  • Planeamento e gestão de recursos, com enfoque na economia circular;
  • Responsabilidade ambiental e sentido de pertença à escola e comunidade;
  • Pensamento crítico e resolução de problemas, aplicando conhecimentos de ciências, matemática e cidadania;
  • Comunicação e criatividade, através da partilha de resultados e divulgação de boas práticas, incluindo expressão artística no Desafio do Ano.

Relação com os ODS

Este projeto contribui diretamente para as metas dos ODS