Jardim de Polinizadores

Edição 2024/25

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Desafio: Jardim de Polinizadores

Ano de escolaridade dos intervenientes:
Pré-escolar e primeiro ciclo

Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:

Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:

Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
No âmbito do programa Eco-Escolas, desenvolvemos com os nossos alunos do 1.º ano uma atividade educativa e de sensibilização ambiental dedicada à temática dos polinizadores, com especial destaque para as abelhas e o seu papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas.
A atividade teve início com uma abordagem exploratória sobre a importância das abelhas na primavera, focando a sua função essencial na polinização das plantas e na manutenção da biodiversidade. A curiosidade natural das crianças serviu de ponto de partida para a leitura partilhada da história "A Abelha", cuja mensagem foi posteriormente ilustrada pelos alunos através do desenho das partes mais significativas do conto.
Para aprofundar o tema, visualizámos um vídeo educativo que apresentou o funcionamento de colmeias artificiais e a importância das colmeias protegidas como forma de preservação das espécies polinizadoras. Este recurso visual foi essencial para reforçar o conhecimento sobre o modo de vida das abelhas e a sua organização social.
Seguiu-se um trabalho de pesquisa, orientado e colaborativo, que resultou na elaboração de um panfleto informativo enviado às famílias. Neste documento, foram abordados temas como:
• A importância dos jardins de polinizadores;
• A seleção de plantas adequadas para atrair polinizadores;
• A construção e manutenção de abrigos para insetos;
• Boas práticas de cuidado e preservação dos espaços naturais.
Com o objetivo de promover a articulação com a Educação Pré-Escolar (EPE) e alargar o impacto da iniciativa à comunidade educativa, os alunos criaram cartazes informativos e de consciencialização. Estes cartazes destacaram curiosidades sobre as colónias de abelhas, o papel dos polinizadores e os perigos que enfrentam atualmente.
O culminar desta atividade foi a participação numa manifestação simbólica promovida pelas crianças da EPE junto à CMMG, onde os cartazes criados foram exibidos, dando voz à preocupação e ao entusiasmo dos mais novos pela proteção do ambiente e das espécies polinizadoras.
Esta atividade transversal revelou-se extremamente enriquecedora, não só pelo conhecimento adquirido, mas também pela consciencialização ativa das crianças e das suas famílias para a importância da biodiversidade e da preservação dos polinizadores nos nossos ecossistemas.

Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:

Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:

Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
No âmbito do programa Eco-escolas, desenvolvemos com as crianças do pré-escolar um trabalho com objetivo de sensibilizar para a importância das abelhas na preservação da biodiversidade e para a reutilização de materiais no contexto da sustentabilidade ambiental.
Ao longo do projeto, promovemos momentos de diálogo e descoberta sobre a vida das abelhas, a função de uma colmeia, o papel polinizador destes insetos e os perigos que enfrentam atualmente. As crianças foram envolvidas ativamente em todas as fases do processo, desde a conceção até à construção da colmeia.
Utilizámos cartão reutilizado, proveniente de embalagens e caixas já utilizadas, como matéria-prima principal. Este cartão foi cortado com formas geométricas que permitissem um encaixe tipo puzzle. Cada peça foi pintada e montada com a colaboração de todos.
O resultado final foi uma colmeia construída em conjunto, que representa não só o trabalho das abelhas, mas também o espírito de cooperação das crianças e o compromisso com um mundo mais sustentável.
O projeto “ à descoberta das abelhas” surgiu do interesse e curiosidade manifestadas pelas crianças do ensino pré-escolar dos três aos seis anos.
Posto isto deu se inicio ao projeto com a observação direta das abelhas no ambiente exterior envolvente à escola, onde as crianças puderem ter o contacto direto com as abelhas e o processo de polinização.
Numa segunda etapa do projeto, realizou-se a investigação através da projeção de vídeos alusivos ao tema com momentos de observação com lupas, microscópios, e atividades sensoriais.
Na etapa seguinte, foram construídas abelhas no âmbito da expressão plástica recorrendo a materiais reciclados.
Na comunicação e divulgação, as crianças escreveram uma carta para o Exmo. presidente da câmara da Marinha Grande que foi entregue em mãos. As crianças também distribuíram à comunidade panfletos para a sensibilização e proteção das abelhas.