Jardim de Polinizadores

Edição 2024/25

EPADRV - Escola Profi. de Agricultura e Desenv. Rural de Vagos (Vagos)

Desafio: Jardim de Polinizadores

Ano de escolaridade dos intervenientes:
Turmas dos 10º, 11º e 12º anos dos curso profissionais Técnico de Manutenção Industrial e do curso Técnico de Produção Agropecuária, / 11º e 12º anos do Curso de Técnico Gestão Equina

Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:

Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:

Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
De um antigo silo de armazenamento de concentrado para alimentação dos animais da quinta da escola, que se encontrava ao abandono e classificado como “ferro velho”,  nasceu a ideia de o recuperar, convertendo-o num jardim suspenso “amigo dos polinizadores”, aludindo para a reutilização de materiais obsoletos, com vista a sensibilizar a comunidade escolar para a importância de “dar nova vida - usos e funcionalidade”,  a materiais/equipamentos dados como obsoletos. Se outrora o silo alimentou animais de pecuária, agora “alimenta biodiversidade”, em particular os insetos polinizadores. O restauro do silo envolveu os alunos do curso profissional técnico de manutenção industrial (10º, 11º e 12 anos) e respetivos professores da componente técnica. Após diversos arranjos ao nível da estrutura em ambiente de aprendizagem, foi ainda possível conceber floreiras suspensas e instalar sistema de rega gota a gota. As floreiras foram fixadas no silo em toda a sua extensão e de forma desencontrada. Conceberam-se também placas identificadoras do projeto “Jardim dos Polinizadores”, cujo grafismo e conceção foram também desenvolvidos pelos alunos no decorrer das aulas práticas. Complementarmente, os alunos do curso profissional técnico de produção agropecuária (10º, 11º e 12º anos) multiplicaram plantas consideradas amigas dos polinizadores, criando para esse fim um viveiro na escola, com vista a que fossem transplantadas para as floreiras do silo. Alecrim, Alecrim prostratus, Lavanda, Tomilho, Sálvia, Arruda, Orégãos, Hortelã, Erva do Caril, Cravos túnicos, Macela Real, Borragem, foram algumas das espécies selecionadas. O ICNF contribuiu também com algumas espécies. O jardim foi inaugurado a 7 de maio, aquando do seminário anual que a escola organiza sobre agroecologia e biodiversidade, no âmbito do projeto “Abelhas no recreio”, envolvendo a comunidade escolar e os diversos convidados na plantação das diversas espécies nas floreiras do silo. O Silo - jardim suspenso amigo dos polinizadores - foi colocado junto ao pomar-horta da escola, como símbolo do envolvimento da comunidade escolar e do seu comprometimento em prol da preservação da biodiversidade nos ecossistemas agrícolas, mas também como símbolo de articulação, cooperação e de trabalho em equipa entre turmas e cursos ministrados na escola! Um projeto Escola que orgulha a Comunidade Escolar e Com Propósito - “Preservar e Alimentar a Biodiversidade”

Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:

Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:

Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
A exposição foi ideada no sentido de a sua conceção ser realizada ao longo do ano letivo no decorrer das atividades extracurriculares dos alunos residentes na escola (120 alunos residentes), no contexto do clube-oficina de pintura amadora. Os alunos pintam sobre telas alguns exemplares de insetos polinizadores observados no ecossistema agrícola da escola, em interação com diversas flores, recorrendo para o efeito a registos fotográficos. Duas vezes por semana, das 18h às 20h00, as obras de arte vão surgindo, entre pinceladas desafiantes e divertidas que reforçam laços e promovem aprendizagens complementares. Aos poucos, o ambiente em torno da pintura dos polinizadores, suscita a curiosidade dos demais alunos não inscritos que com frequência se aproximam, questionando sobre o que observam, em pinceladas que transparecem silhuetas de bombus, borboletas, moscas das flores e abelhas selvagens e suas flores. É suscitada a curiosidade sobre a ecologia daqueles insetos assim como sobre o seu importante contributo na polinização das culturas agrícolas e espécies vegetais selvagens. Entre pinceladas aprende-se sobre as causas apontadas para o seu declínio assim como sobre o que fazer para as reverter. O clube de pintura transforma-se num ambiente informal de aprendizagens significativas! A exposição de pintura é dada a conhecer no dia 7 de maio no seminário anual organizado pela escola sobre agroecologia e biodiversidade, no âmbito do projeto Abelhas no Recreio. Os alunos pintores sobem ao palco e explicam o processo a todo o auditório, composto sensivelmente por 250 pessoas (alunos, professores, encarregados de educação, assistentes operacionais), passando a mensagem de que a Arte é uma importante ferramenta pedagógica e que com ela se pode consciencializar e promover a proteção da biodiversidade!