Jardim de Polinizadores

Edição 2024/25

Escola EB1/JI Casais de Trigache (Odivelas)

Desafio: Jardim de Polinizadores

Ano de escolaridade dos intervenientes:
Pré-Escolar

Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:

Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:

Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
O Jardim de Polinizadores é um espaço dedicado à preservação e promoção da diversidade de abelhas, borboletas, beija-flores e outros insetos essenciais para a polinização. O seu objetivo é criar um ambiente sustentável, rico em plantas nativas e flores que atraem esses animais, contribuindo para a conservação da biodiversidade e a saúde dos ecossistemas. Além de promover a conscientização sobre a importância dos polinizadores, o jardim serve como um local de educação, pesquisa e lazer, incentivando práticas de jardinagem sustentável e o respeito à natureza.
O Jardim Polinizador foi elaborado por meio de um processo colaborativo e participativo durante atividades de grupo, que contou com o envolvimento direto (em Grupos Interativos) e indireto (com dádivas de sementes), das famílias. A dinâmica começou com uma conversa aberta, na qual foram discutidas a importância dos polinizadores para o meio ambiente e da biodiversidade, despertando o interesse e o compromisso de todos. Em seguida, os pais e crianças participaram ativamente na escolha das plantas que seriam cultivadas, levando em consideração fatores como atratividade para abelhas, borboletas e outros polinizadores, além de adaptar as espécies às condições do espaço disponível. A escolha recaiu em: girassóis, girassóis-anão, petúnias, cravos da índia, cravos dos poetas, amores-perfeitos, cravos-tunicos, tagetes, ficiodes, manjericão e cosmos.
Para fazer esta atividade, foi preciso usar os seguintes materiais: rolos de papel higiênico, caixas de ovos, terra, compostagem, sementes de flores diferentes e cartolina e paus de espetada para identificar as sementes que cada criança escolheu. Num dos grupos, cada criança usou o rolo de papel higiênico para plantar a sua semente, colocando um pouco de terra dentro do rolo e colocando a semente por cima. Noutro grupo, usaram o mesmo método mas com caixas de ovos, que depois foram transplantadas para o espaço do jardim-polinizador. No final, cada criança colocou o identificador para reconhecer a sementeira. Assim, todas as crianças participaram numa atividade divertida, aprendendo sobre as sementes e o crescimento das plantas, assim como também aprenderam a diferença entre o semear e o plantar.

Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:

Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:

Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
O Jardim de Polinizadores é um espaço dedicado à preservação e promoção da diversidade de abelhas, borboletas, beija-flores e outros insetos essenciais para a polinização. O seu objetivo é criar um ambiente sustentável, rico em plantas nativas e flores que atraem esses animais, contribuindo para a conservação da biodiversidade e a saúde dos ecossistemas. Além de promover a conscientização sobre a importância dos polinizadores, o jardim serve como um local de educação, pesquisa e lazer, incentivando práticas de jardinagem sustentável e o respeito à natureza.
O Jardim Polinizador foi elaborado por meio de um processo colaborativo e participativo durante atividades de grupo, que contou com o envolvimento direto (em Grupos Interativos) e indireto (com dádivas de sementes), das famílias. A dinâmica começou com uma conversa aberta, na qual foram discutidas a importância dos polinizadores para o meio ambiente e da biodiversidade, despertando o interesse e o compromisso de todos. Em seguida, os pais e crianças participaram ativamente na escolha das plantas que seriam cultivadas, levando em consideração fatores como atratividade para abelhas, borboletas e outros polinizadores, além de adaptar as espécies às condições do espaço disponível. A escolha recaiu em: girassóis, girassóis-anão, petúnias, cravos da índia, cravos dos poetas, amores-perfeitos, cravos-tunicos, tagetes, ficiodes, manjericão e cosmos.
Para fazer esta atividade, foi preciso usar os seguintes materiais: rolos de papel higiênico, caixas de ovos, terra, compostagem, sementes de flores diferentes e cartolina e paus de espetada para identificar as sementes que cada criança escolheu. Num dos grupos, cada criança usou o rolo de papel higiênico para plantar a sua semente, colocando um pouco de terra dentro do rolo e colocando a semente por cima. Noutro grupo, usaram o mesmo método mas com caixas de ovos, que depois foram transplantadas para o espaço do jardim-polinizador. No final, cada criança colocou o identificador para reconhecer a sementeira. Assim, todas as crianças participaram numa atividade divertida, aprendendo sobre as sementes e o crescimento das plantas, assim como também aprenderam a diferença entre o semear e o plantar.