Jardim de Polinizadores

Edição 2024/25

Escola Básica Prof. Gonçalo Sampaio (Póvoa de Lanhoso)

Desafio: Jardim de Polinizadores

Ano de escolaridade dos intervenientes:
6º e 8º anos

Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:

Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:

Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
No âmbito do programa Eco-Escolas, duas turmas de alunos (sexto e quinto anos) embarcaram na criação de um jardim de polinizadores que circunda e beneficia diretamente a horta biológica da escola. Este projeto não só enriqueceu a biodiversidade local, como também proporcionou uma experiência de aprendizagem prática e envolvente para os alunos.
O projeto envolveu:
Pesquisa e planeamento - Os alunos investigaram sobre as espécies de plantas que mais atraem os polinizadores e planearam o jardim, considerando a exposição solar e a proximidade com a horta. O jardim incorporou algumas espécies arbustivas já existentes no local com floração invernal, como a Polygola myrtifolia, Pelasites pyrenaicus e Berberis bealei, que atraem muitos polinizadores no inverno, como é o caso da abelha carpinteira.
Preparação do terreno - Com a orientação dos professores, os alunos prepararam o solo, removendo as ervas daninhas e enriquecendo-o com composto orgânico.
Plantação - A plantação das diversas espécies de plantas foi realizada pelos alunos, que aprenderam sobre as necessidades específicas de cada uma.
Monitorização e manutenção - Regularmente, os alunos monitorizam o jardim, identificam os polinizadores que o visitam e realizam a sua rega e controlo de pragas de forma biológica.
A criação deste jardim de polinizadores privilegiou a utilização de materiais sustentáveis e, sempre que possível, reciclados (madeira de poda, pedras e recipientes reciclados).

Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:

Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:

Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
No culminar do projeto do jardim de polinizadores, a escola organizou uma exposição informativa no polivalente. O placard dedicado ao programa Eco-Escolas, serviu de tela para a apresentação dos resultados do projeto. Esta mostra não só celebrou o trabalho árduo e a dedicação dos alunos, como também serviu como um importante instrumento de educação ambiental para todos.
A exposição foi cuidadosamente concebida e elaborada pelos alunos, refletindo o seu empenho em todo o processo.
A elaboração seguiu os seguintes passos:
Criação de Conteúdo: Os alunos, divididos em grupos, foram responsáveis por pesquisar e criar os textos e as legendas para a exposição. Cada grupo focou-se num aspeto específico, como a importância dos polinizadores, as espécies de plantas cultivadas no jardim ou o papel do programa Eco-Escolas.
Ilustração e Design: A componente visual foi crucial. Os alunos elaboraram cartazes no canva com as imagens tiradas no jardim de polinizadores..
Montagem do Placard: A montagem final do placard foi um trabalho de equipa, com os alunos a organizarem os conteúdos de forma lógica e esteticamente agradável. A disposição dos textos e imagens foi pensada para guiar o visitante através da informação de forma clara e envolvente.
A elaboração da exposição demonstrou o compromisso com a sustentabilidade e o envolvimento ativo dos alunos, minimizando ao máximo a produção de resíduos.
O envolvimento dos alunos foi fundamental em todas as fases da exposição, desde a pesquisa inicial até à montagem final. Esta participação ativa não só reforçou o seu conhecimento sobre o tema, como também desenvolveu as suas competências de comunicação, trabalho em equipa e criatividade. A exposição foi um testemunho visível do impacto positivo do projeto do jardim de polinizadores e do programa Eco-Escolas na formação e consciência ambiental dos alunos.