Jardim de Polinizadores
Edição 2024/25
Escola Básica/JI de Vale de Açor (Ponte de Sor)
Desafio: Jardim de Polinizadores
Ano de escolaridade dos intervenientes:
Pré-Escolar, 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos
Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:
Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:
Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
O Jardim de Polinizadores foi criado como parte do nosso compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental, no âmbito do Programa Eco-Escolas.
A construção do jardim foi realizada com base em princípios de permacultura e sustentabilidade, tendo sido usados os seguintes materiais reutilizáveis e naturais:
- Garrafões PET, recipientes de esferovite e de plástico reciclados, paletes de madeira, paus de espetadas (reutilizados) e espuma de Politileno;
- Terra adubada, terra do campo, sementes e plantas;
- Plantas nativas e aromáticas atrativas para polinizadores (rosmaninho, alecrim, calêndula, margaridas, girassóis, orégãos, poejos, entre outras).
Todo o processo foi desenvolvido com forte participação dos alunos, desde a pesquisa das espécies ideais de plantas até o desenho do projeto do jardim. Os alunos foram responsáveis pela preparação do terreno, sementeiras, plantação e rega.
Esta iniciativa promoveu o trabalho colaborativo, o contacto direto com a Natureza e o desenvolvimento de valores de cidadania ambiental, reforçando o papel da escola como agente transformador na construção de um futuro mais sustentável.
Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:
Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:
Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
Os alunos realizaram as sementeiras dentro da sala de aulas, devido às más condições atmosféricas. Foram reutilizados pequenos recipientes de plástico, vindos de casa. Para identificação das plantas foram reutilizados paus de espetadas e espuma de Politileno. Também semearam sementes de girassol, mas em garrafões de plástico. Estes foram colocados junto a uma porta de entrada do edifício escolar.
Posteriormente, após a germinação, todos esses recipientes foram levados para a rua, e permaneceram debaixo de um alpendre durante algum tempo, pois o mau tempo continuou...
Houve necessidade de se colocar uma rede (reutilizada) sobre as sementeiras, para as proteger dos gatos.
O Jardim de Polinizadores foi criado junto a uma pequena horta biológica que as duas turmas envolvidas foram construindo pouco a pouco.
Todos os alunos participaram ativamente nas tarefas propostas (semear, regar, plantar e arrancar as ervas daninhas).
As margaridas foram plantadas num recipiente de esferovite e as calêndulas em garrafões de plástico. Junto a estas plantas foram colocados tomateiros que tinham sido semeados em vasos reutilizados e, posteriormente, plantados em garrafões de plástico.