Jardim de Polinizadores
Edição 2024/25
Escola EB da Bela Vista (Loures)
Desafio: Jardim de Polinizadores
Ano de escolaridade dos intervenientes:
2.º ano
Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:
Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:
Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
Os alunos do 2.º A, da Escola Básica da Bela Vista, em Santa Iria de Azóia, achou o projeto Jardins Polinizadores muito interessante, pois permitia que descobrissem que tipos de insetos e animais polinizadores podiam ser atraídos pelas diversas flores, que semearam no nosso jardim.
Escolheram a horta já existente na escola para instalar o jardim, por ser um local soalheiro e vigiado.
No dia 18 de março, com a ajuda dos nossos professores e da assistente operacional, lançaram as sementes de flores à terra(girassol, cosmos bipinnatus, callistephus chinensis, calêndula, lavanda, perpétuas) e, foi com entusiasmo, que viram nascer uma grande variedade de flores lindas e coloridas.
Quando a chuva deu lugar ao sol, as flores começaram a atrair diversos animais para o nosso jardim.
Foi quando, formaram as equipas de ação e partiram para o terreno com o objetivo de registar todos os animais que observavam. Utilizaram máquina fotográfica, lupas, telemóvel, folhas lisas e material de desenho e pintura e posteriormente imprimiram as fotografias na escola. Construíram um hotel para os insetos que precisavam de descansar.
As observações foram realizadas entre os dias 28 de março e 8 de maio de 2025.
Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:
Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:
Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
Após imprimir as fotografias e analisarmos os desenhos dos alunos, selecionou-se as imagens mais ilustrativas para podermos focar na pesquisa de elemento.
Como a turma é composta por 19 alunos, formaram-se quatro grupos com intuito de selecionarem a fotografia mais nítida para desenhar ao pormenor um animal. Posteriormente, em casa com o apoio dos pais realizaram a pesquisa acerca do animal escolhido e da sua importância na polinização.
No dia reservado para o desenvolvimento do trabalho de grupo, realizaram o texto com a ajuda da professora e passaram para os cartazes, que finalmente foram afixados numa exposição perto da entrada para o refeitório.