Jardim de Polinizadores
Edição 2024/25
Escola Básica de Torrados (Felgueiras)
Desafio: Jardim de Polinizadores
									Ano de escolaridade dos intervenientes:
									Todos os anos letivos                                
Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:
Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:
									Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
									O nosso jardim de polinizadores encheu-se de som e vida com abelhas, moscas, borboletas, joaninhas e outros polinizadores. 
A sua criação começou com o estudo das plantas na disciplina de estudo do meio  onde os alunos pesquisaram sobre a importância dos polinizadores identificando as espécies que melhor os atraem.  
Depois da pesquisa decidiram recuperar o canteiro da escola com a plantação de espécies cuidadosamente selecionadas e outras que as famílias generosamente ofereceram como lavanda, girassol, margarida, alecrim, gladíolos, anémonas. 
Com as mãos na terra os pequenos dedinhos colocaram as sementes e os bolbos em cada buraquinho.  
O canteiro serve para o embelezamento do espaço exterior da escola, mas também sensibiliza para a preservação da natureza e da biodiversidade. 
Plantaram ainda algumas ervas aromáticas na horta escolar como tomilho e salsa. 
Após a plantação e durante os cuidados do jardim e da horta, os alunos monitorizaram a visita dos polinizadores e registaram as suas observações através de fotografias.                                
Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:
Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:
									Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
									No dia 20 de maio, dia da abelha, os alunos celebraram com a elaboração de um cartaz com informações e aprendizagens realizadas sobre estes polinizadores. 
No dia do ambiente, dia 6 de junho, os alunos apresentarão a exposição sobre as plantas e os polinizadores com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância dos mesmo na preservação do meio ambiente.  
A exposição será baseada nas fichas identificativas criadas para cada uma das espécies referindo o nome, o local e as caraterísticas de cada uma.  
Os alunos participarão na montagem da exposição que será colocada no corredor da escola permitindo a observação por todos os alunos, professores, assistentes sendo um ponto de interesse para todos os alunos, professores, assistentes e pais que se deslocam à escola.                                
 
					

















 
 


