Jardim de Polinizadores
Edição 2024/25
Jardim de Infância de Jancido (Gondomar)
Desafio: Jardim de Polinizadores
Ano de escolaridade dos intervenientes:
Pre -escolar
Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:
Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:
Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
Este projeto teve origem na audição da canção: "Era uma vez uma abelha!", que despertou, de forma espontânea, a curiosidade e o entusiasmo das crianças acerca do mundo das abelhas. Motivadas por este interesse genuíno, surgiram diversas questões: Como vivem as abelhas? Como produzem o mel? Qual o seu papel na natureza? Assim, iniciou-se uma jornada lúdica, sensorial e educativa de descoberta sobre a vida destes pequenos insetos tão importantes para o equilíbrio dos ecossistemas.
O projeto foi desenvolvido com base em metodologias ativas e integradoras, promovendo aprendizagens significativas ligadas à ciência, à cidadania e à sustentabilidade. As crianças participaram em diversas atividades que aliaram o conhecimento ao respeito pela natureza e aos bons hábitos ambientais. Entre as principais ações desenvolvidas, destacam-se:
• Construção de uma horta escolar, permitindo o contacto direto com a terra, a observação do ciclo das plantas e a valorização da alimentação saudável.
• Construção de hotéis de insetos, promovendo a biodiversidade e oferecendo abrigo a polinizadores, como as abelhas solitárias.
• Limpeza e organização dos espaços exteriores, nomeadamente o jardim, incentivando o cuidado com o ambiente e o trabalho colaborativo.
• Plantação de árvores, como contributo concreto para a preservação ambiental e combate às alterações climáticas.
• Separação de resíduos e reutilização de materiais, fomentando a consciência ecológica e a criatividade nas atividades da sala.
• Aproveitamento máximo da luz natural e práticas de eficiência energética, como o desligar de luzes e aparelhos quando não utilizados.
• Uso consciente da água, com práticas de reutilização sempre que possível.
• Promoção da mobilidade sustentável, incentivando deslocações a pé, de bicicleta ou transportes partilhados.
• Participação ativa em projetos ecológicos, que reforçaram a importância da ação comunitária na proteção ambiental.
Este projeto não só respondeu à curiosidade inicial das crianças como também potenciou competências transversais, valores de cidadania ativa e uma maior ligação ao meio natural. Através da escuta, da experimentação e do fazer, foi possível consolidar aprendizagens duradouras e significativas, respeitando o ritmo e o interesse de cada criança.
Materias utilizados:rolos de papel higienico,madeira,garrafas de plastico,cartão ...
Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:
Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:
Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
Exposição