Jardim de Polinizadores
Edição 2024/25
Jardim de Infância de Jancido (Gondomar)
Desafio: Jardim de Polinizadores
									Ano de escolaridade dos intervenientes:
									Pre -escolar                                
Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:
Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:
									Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
									Este projeto teve origem na audição da canção: "Era uma vez uma abelha!", que despertou, de forma espontânea, a curiosidade e o entusiasmo das crianças acerca do mundo das abelhas. Motivadas por este interesse genuíno, surgiram diversas questões: Como vivem as abelhas? Como produzem o mel? Qual o seu papel na natureza? Assim, iniciou-se uma jornada lúdica, sensorial e educativa de descoberta sobre a vida destes pequenos insetos tão importantes para o equilíbrio dos ecossistemas. 
O projeto foi desenvolvido com base em metodologias ativas e integradoras, promovendo aprendizagens significativas ligadas à ciência, à cidadania e à sustentabilidade. As crianças participaram em diversas atividades que aliaram o conhecimento ao respeito pela natureza e aos bons hábitos ambientais. Entre as principais ações desenvolvidas, destacam-se: 
•	Construção de uma horta escolar, permitindo o contacto direto com a terra, a observação do ciclo das plantas e a valorização da alimentação saudável. 
•	Construção de hotéis de insetos, promovendo a biodiversidade e oferecendo abrigo a polinizadores, como as abelhas solitárias. 
•	Limpeza e organização dos espaços exteriores, nomeadamente o jardim, incentivando o cuidado com o ambiente e o trabalho colaborativo. 
•	Plantação de árvores, como contributo concreto para a preservação ambiental e combate às alterações climáticas. 
•	Separação de resíduos e reutilização de materiais, fomentando a consciência ecológica e a criatividade nas atividades da sala. 
•	Aproveitamento máximo da luz natural e práticas de eficiência energética, como o desligar de luzes e aparelhos quando não utilizados. 
•	Uso consciente da água, com práticas de reutilização sempre que possível. 
•	Promoção da mobilidade sustentável, incentivando deslocações a pé, de bicicleta ou transportes partilhados. 
•	Participação ativa em projetos ecológicos, que reforçaram a importância da ação comunitária na proteção ambiental. 
Este projeto não só respondeu à curiosidade inicial das crianças como também potenciou competências transversais, valores de cidadania ativa e uma maior ligação ao meio natural. Através da escuta, da experimentação e do fazer, foi possível consolidar aprendizagens duradouras e significativas, respeitando o ritmo e o interesse de cada criança. 
Materias utilizados:rolos de papel higienico,madeira,garrafas de plastico,cartão ...                                
Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:
Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:
									Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
									Exposição dos trabalhos realizados foi feita nas salas e hall de entrada.                                
 
					















 
 


