Jardim de Polinizadores
Edição 2024/25
Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)
Desafio: Jardim de Polinizadores
									Ano de escolaridade dos intervenientes:
									5º, 6°, 7°, 8°, 9° e 10°                                
Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:
Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:
									Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
									Os alunos do Clube do Ambiente trabalharam semanalmente no projeto do Jardim dos Polinizadores, realizando pesquisas, planificando o jardim e preparando a exposição, nos dias de chuva, e realizando as tarefas no exterior (jardim, horta e estufa) nos dias em que o estado de tempo assim o permitia. 
O projeto teve início no decorrer do 1.° semestre com definição da localização do jardim, sendo decidida a sua instalação à volta da horta, em forma de U. Simultaneamente, várias plantas foram também colocadas na horta propriamente dita, numa das suas quatro parcelas de cultivo. 
Não foi necessário recorrer a materiais específicos pois a área já estava delimitada. Apenas foram utilizados utensílios de jardinagem e composto, sementes e plantas cedidas para transplante por elementos da comunidade educativa ou adquiridas.  
Os alunos do Clube do Ambiente pesquisaram sobre polinizadores e as plantas que mais os atraem, assim como sobre as práticas agrícolas que favorecem a sua visita e permanência na horta.  
Após a pesquisa, foi elaborado um croquis do jardim, com a distribuição das plantas em função das necessidades de sol e rega. Nas parcelas de cultivo, as plantas melíferas foram distribuídas em função das consorciações favoráveis, como é o caso da calêndula em consorciação com batata + feijão, na parcela um, e com cebola + alface, na parcela três. 
Atendendo a que várias plantas anuais poderiam ter sementeira direta e à elevada precipitação do mês de fevereiro, foi decidido esperar para março. No entanto, a permanência do estado de tempo chuvoso e de temperaturas baixas limitou essa tarefa. Algumas das sementeiras realizadas não foram bem-sucedidas, pelo que se recorreu à sementeira em viveiro na estufa, durante abril, o que atrasou o processo. 
A sementeira de calêndulas, realizada em outubro, juntamente com a plantação dos cultivos de inverno, foi muito bem-sucedida, pelo que foram transplantadas aquando das plantações de primavera/verão, para vários pontos do jardim de polinizadores e das parcelas de cultivo. 
As plantas que integram o nosso jardim de polinizadores são as seguintes, por área: 
Canteiro lateral direito: 
Camomila; coentros; cebolinho; calêndula; orégãos; lúcia-lima; margaridas amarelas; loureiro 
Canteiro junto ao passeio: 
Calêndulas; zínias; girassóis  
Canteiro lateral esquerdo - à direita do compostor (predomínio de plantas anuais): 
Girassóis; cravos-túnicos; consolda; borragem; margaridas brancas; pelargónio; crisântemo; dedaleira; equinácea; cosmos laranja; camomila; verbena 
Canteiro lateral esquerdo - à esquerda do compostor (predomínio de aromáticas perenes): 
Alecrim; tomilho-vulgar; poejo; orégãos; erva-cidreira; alfazema; sálvia; rosmaninho. É neste canteiro que se encontra um recipiente com água, onde foram colocadas pedras e paus, para que os insetos possam entrar, mas também sair. 
Parcela cultivo 1 
Batata + feijão + calêndula 
Parcela cultivo 2 
Curgete; abóbora manteiga; espinafre; nabiças; zínia; calêndula 
Parcela cultivo 3 
Cebola + alface + calêndula + coentros 
Parcela cultivo 4 
Tomate + alface + manjericão + cravo-túnico  
Para os cuidados do jardim de polinizadores contribuíram, também alunos das turmas E, F, G, H, I e J, do 8.º ano, e A, B, C e D, do 9.º ano, que realizaram várias aulas de Geografia na horta, integradas no currículo da disciplina, sob orientação da docente Odete Melo.  
O registo fotográfico das plantas e dos polinizadores foi realizado pelos alunos do Clube do Ambiente e das turmas acima referidas, que utilizaram o Google Lens e o iNaturalist para os identificar. 
Este projeto permitiu aos alunos o desenvolvimento de inúmeras competências, a aquisição de conhecimentos e a reconexão com a Natureza, através da horta, do jardim e dos insetos polinizadores, através de um salutar trabalho colaborativo ao ar livre.                                
Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:
Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:
									Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
									Para a exposição foram utilizadas cartolinas verdes existentes na sala do Clube do Ambiente; impressões; tecidos e cartão; calêndulas naturais; serapilheira; tintas e pincéis; um título e os ODS relacionados com este projeto. 
A base inferior da exposição pretendia representar um jardim com terra (serapilheira), erva e flores.  
Acima encontram-se seis flores importantes nos jardins de polinizadores - borragem; amor-perfeito; cravo-túnico; girassol; zínia e calêndula. Cada flor tem uma ficha com as suas principais características e calendário de cultivo. No IdeogramAI, os alunos elaboraram símbolos para as seguintes características: atrai insetos polinizadores; planta melífera; flores comestíveis e adequada para vasos. Junto da ficha encontra-se uma flor de cada planta, algumas das quais a ser visitadas por polinizadores. 
No restante espaço, foram expostos três polinizadores (abelha; joaninha; borboleta) feitos em três dimensões, com uma pequena informação sobre cada um.  
Para transmitir a sensação de se tratar de um jardim, foram colocados mais exemplares desses polinizadores, pintados. 
Finalmente, em forma de flores e folhas, encontram-se dicas para atrair polinizadores para a horta e jardim. 
A exposição esteve patente no átrio da escola e foi visitada por alunos de diversas turmas.                                
 
					
























 
 


