Jardim de Polinizadores

Edição 2024/25

Colégio da Beloura (Sintra)

Desafio: Jardim de Polinizadores

Ano de escolaridade dos intervenientes:
Pré-Escolar (3 anos)

Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:

Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:

Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
O nosso jardim polinizador foi realizado com material de desperdício que encontramos na nossa escola. É um jardim pequenino, mas muito bonito e atrativo, é composto por malmequeres, girassóis, lavanda e amores-perfeitos que foram escolhidas para atrair abelhas, borboletas, joaninhas e outros polinizadores.
Este projeto iniciou com uma curiosidade de uma das crianças da sala quando observou uma abelha pousada numa flor. Outras crianças juntaram-se a esta curiosidade e quiseram realizar um projeto sobre a polinização. Assim, pesquisaram nos livros e em vídeos sobre a polinização e sobre os animais e as plantas polinizadoras. Passámos pelo processo de registos, seleção de imagens e de outras criações alusivas ao tema.
Seguidamente, demonstram-se muito entusiasmadas em construir um jardim polinizador. Aproveitámos uma palete que tínhamos na escola, pintámos, e, com os garrafões fizemos os vasos. Tivemos o apoio da comunidade escolar que nos ofereceu sementes e as crianças escolheram o que queriam plantar mediante o que tinham aprendido.
O nosso jardim é móvel, mas, será para ser integrado na horta da escola.
As crianças, demonstram-se sempre muito entusiasmadas e envolvidas em todas as fases do processo desde o seu planeamento, construção, manutenção e divulgação.
Este projeto foi, sem dúvida, uma forma de sensibilizar a escola e as famílias para a importância do respeito e cuidado pela preservação da natureza e da biodiversidade.

Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:

Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:

Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
A construção do jardim polinizador teve como objetivo principal envolver crianças pequenas na sensibilização para a preservação e cuidado da natureza e da biodiversidade.
Este projeto iniciou com uma ida do grupo à floresta em que uma das crianças despertou a curiosidade do restante grupo quando descobre uma abelha a comer o pólen de uma flor. Levámos esta “curiosidade” para a sala, e, em reunião de grande grupo, conversamos e partilhámos o que sabíamos e chegamos à palavra “polinização”. Algumas crianças demonstraram tanto interesse que foram desafiadas a realizar um projeto. Fizeram o registo do que sabiam e do que queriam saber e como iriam descobrir. Assim, em conjunto, pesquisaram em livros e viram vídeos sobre a polinização, sobre os animais polinizadores e quais plantas que tem mais pólen. Decidiram fazer um placard com o registo das suas descobertas e outro com as imagens reais dos animais e plantas polinizadoras. Também quiseram construir alguns animais em cartão.
Depois, demonstram-se muito entusiasmadas em construir um jardim polinizador. Utilizámos uma palete em escola que já ninguém usava, pintámos, e, com os garrafões fizemos os vasos. Tivemos o apoio da comunidade escolar que nos ofereceu sementes e as crianças decidiram o que queriam plantar mediante o que tinham aprendido. Depois, fizemos as placas para identificar o que semeámos e criamos um mapa de registo da observação e rega do jardim.
A exposição do projeto foi colocada na entrada escola, despertando muita curiosidade e interesse das crianças, famílias e funcionários. Esta iniciativa permitiu, não só mostrar as fases do projeto, aprendizagens apreendidas como também procurou incentivar atitudes sustentáveis no ambiente familiar, como semear e cuidar da biodiversidade.
O desenvolvimento deste projeto foi uma experiência gratificante e enriquecedora que despertou nas crianças a curiosidade, a investigação ativa, e, estimulou a comunicação, a aquisição de novo vocabulário, o trabalho em equipa, responsabilidade, a cooperação e a autoestima.