Jardim de Polinizadores

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 Moinhos da Arroja (Odivelas)

Desafio: Jardim de Polinizadores

Ano de escolaridade dos intervenientes:
5.ºano

Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:

Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:

Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
A polinização é um processo essencial para a sobrevivência de muitas plantas e, consequentemente, para a produção de alimentos. Os insetos, como abelhas, borboletas e joaninhas, desempenham um papel fundamental nesse processo, ao transportarem o pólen entre as flores, possibilitando a reprodução das plantas.
Infelizmente, muitos insetos polinizadores estão em risco devido à destruição de seus habitats, uso de pesticidas e mudanças climáticas. Com este projeto, pretendemos ensinar os alunos sobre a importância da preservação dos polinizadores e incentivá-los a participar da criação de um ambiente que ajude a proteger esses animais na escola.
Para responder a este desafio surge o nosso jardim de polinizadores. Este foi desenvolvido como um projeto multidisciplinar que integrou conhecimentos de Matemática, Ciências Naturais, Português, TIC e Cidadania e Desenvolvimento, envolvendo uma turma de 5.º ano num processo de aprendizagem ativa e experimental.
Metodologia Implementadas:
• Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos
• Trabalho colaborativo e cooperativo
• Investigação orientada e aprendizagem pela descoberta
• Educação ambiental prática e contextualizada
Processo de Elaboração: O projeto iniciou-se com uma fase de investigação, onde os alunos pesquisaram sobre a importância dos polinizadores no ecossistema e identificaram plantas autóctones adequadas ao clima local. Realizaram aulas ao ar livre, perto da horta escolar para observar insetos e compreender melhor o que os atrai. Posteriormente, procedeu-se à preparação das sementeiras em contexto de sala de aula e no espaço exterior, permitindo aos estudantes observar diretamente o processo de germinação e crescimento inicial das plantas.
Materiais Utilizados:
• Sementes de plantas melíferas e aromáticas (lavanda, alecrim, tomilho, calêndula, girassóis)
• Caixas de ovos, vasos biodegradáveis e substratos adequados
• Ferramentas de jardinagem adaptadas à faixa etária
• Sistema de rega gota a gota.
• Materiais de sinalização e identificação das espécies
• Recursos digitais para investigação e registo fotográfico
Os discentes participaram ativamente em todas as fases do projeto, desde a investigação inicial até à manutenção do jardim. Assumiram responsabilidades específicas na rega, monitorização do crescimento das plantas e registo de observações num diário de campo coletivo. Esta abordagem promoveu o desenvolvimento de competências científicas, ambientais e sociais, fomentando o sentido de responsabilidade e cuidado com o meio ambiente.
Ao mesmo tempo prosseguiram com as suas investigações realizando em pares uma infografia sobre um inseto polinizador à escolha do grupo. As infografias foram expostas no dia Eco-Escolas e no dia do Agrupamento.

Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:

Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:

Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
Os alunos desenvolveram infografias originais utilizando ferramentas digitais simples, criaram textos informativos e organizaram displays visuais atrativos.
Nas aulas de TIC e Digitall, os alunos, organizados em pares, começaram por investigar e produzir textos com as suas pesquisas. Depois escolheram a realizaram a redação de conteúdos e design gráfico das infografias. Esta metodologia permitiu o desenvolvimento de competências transversais, incluindo trabalho em equipa, comunicação oral e escrita, literacia digital e pensamento crítico.
A exposição incluiu informação sobre os diferentes polinizadores, plantas autóctones adequadas aos mesmos, e a importância ecológica destes organismos para a biodiversidade local. Os visitantes puderam ainda observar o jardim in loco e interagir com os jovens "especialistas" que partilharam os seus conhecimentos de forma entusiástica e rigorosa.