Jardim de Polinizadores
Edição 2024/25
Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)
Desafio: Jardim de Polinizadores
									Ano de escolaridade dos intervenientes:
									3 anos - Educação Pré-Escolar                                
Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:
Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:
									Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
									O nosso jardim de polinizadores nasceu do interesse das crianças pelos insetos e pela natureza, e foi crescendo com perguntas, descobertas e muitas mãos na terra. Ao longo do projeto, as crianças foram verdadeiras protagonistas, desde a escolha do local, até à seleção das flores, preparação da terra e cuidados com a rega e manutenção. 
Tendo em conta a idade do grupo (3 anos), a contextualização deste projeto foi cuidadosamente mediada através da literatura para a infância. Partimos da leitura de histórias que despertassem a curiosidade e empatia das crianças pelos insetos e plantas, como ponto de partida para conversas significativas e para a construção de novos conhecimentos. Os livros ajudaram-nos a imaginar, questionar e compreender o papel dos polinizadores no equilíbrio da natureza. 
Começámos por observar e conversar sobre os insetos que visitam as flores e a importância das abelhas e borboletas para a vida no planeta. Surgiu, então, a vontade de “ajudar os bichinhos” e nasceu a ideia de criar um espaço amigo dos polinizadores. Pesquisámos juntos que plantas atraem mais insetos polinizadores e fizemos uma visita ao jardim da escola para escolher um cantinho especial. 
Materiais utilizados e envolvimento das crianças em todo o processo: 
Utilizámos materiais simples e acessíveis, muitos dos quais reaproveitados, como vasos que já tínhamos e outros que recolhemos com as famílias em casa, ferramentas de jardinagem adaptadas à idade das crianças e regadores manuais. As sementes como os orégãos, manjericão e a malva – foram escolhidas pelas crianças a partir das imagens e descrições que pesquisámos juntos. As crianças reconheceram as plantas aromáticas associando à alimentação e demonstraram vontade que fossem as espécies escolhidas.  
Durante o processo, as crianças participaram ativamente em todas as fases: lavaram e preparam os vasos, lavraram a terra com as suas pequenas ferramentas, semearem e plantaram, criaram sinaléticas e cartazes com desenhos das flores e dos insetos, e mantêm-se responsáveis pela rega e observação diária do crescimento das plantas e da visita dos polinizadores. 
Este jardim é fruto da escuta ativa das crianças, das suas ideias e das suas ações concretas em prol do cuidado com o meio ambiente. É um espaço vivo, de aprendizagem e de afeto com a natureza.                                
Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:
Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:
									Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
									A elaboração dos três cartazes informativos que acompanham o nosso jardim de polinizadores foi um processo vivido em diferentes etapas e profundamente participativo, respeitando sempre a idade e o nível de desenvolvimento do grupo, que é um grupo de 3 anos. Cada cartaz nasceu da experiência concreta das crianças e teve como base as vivências, as observações e as perguntas que surgiram ao longo do projeto. 
- Cartaz 1 – Descrição das plantas do jardim de polinizadores: 
Este cartaz partiu das experiências sensoriais e da observação atenta das plantas que foram semeadas e cuidadas pelas crianças. Realizaram-se pinturas de observação, onde cada criança representou com detalhe e intencionalidade as espécies plantadas no jardim. Posteriormente, fizemos uma análise coletiva das plantas, explorando as suas características mais evidentes: cor, forma, cheiro, textura e tamanho. As observações feitas pelas crianças foram registadas em formato escrito, com as suas palavras e interpretações, e fazem parte integrante do cartaz final. Este material visual e textual resultou num registo acessível, autêntico e significativo. 
- Cartaz 2 – Informações sobre os polinizadores: 
Este cartaz foi construído a partir da descoberta de que vários insetos visitam as flores e que desempenham um papel fundamental na natureza. Com o apoio da literatura infantil como mediadora da aprendizagem, as crianças conheceram algumas espécies polinizadoras, como as abelhas, borboletas, besouros e moscas. A partir dessas histórias e das suas descobertas, realizaram desenhos e pinturas dos diferentes polinizadores, que integraram o cartaz. A curiosidade foi ampliada por meio de pesquisas em livros informativos e com recurso a ferramentas digitais, que ajudaram a compreender melhor porque é que esses insetos são essenciais para o equilíbrio do ecossistema. As crianças verbalizaram ideias e conhecimentos que também foram registados no cartaz. 
- Cartaz 3 – Como cuidar do jardim de polinizadores: 
Dado que o grupo é composto por crianças de tenra idade, a construção deste cartaz envolveu uma revisitação do processo vivido, com o apoio de fotografias documentais que captaram momentos significativos desde a preparação do solo até aos cuidados diários com o jardim. As imagens serviram como ponto de partida para conversas e memórias partilhadas. A partir desse resgate visual, as crianças foram capazes de recordar e nomear as ações necessárias para cuidar do jardim — como regar, não arrancar flores, respeitar os insetos, manter o espaço limpo e as ações do sol e da água. Estas ações foram transpostas para o cartaz em formato visual e verbal, criando um guia de cuidados feito pelas próprias crianças, de forma clara e ajustada ao seu nível de compreensão. 
Estes cartazes não são apenas elementos decorativos, mas antes testemunhos vivos do pensamento, da investigação e da expressão das crianças ao longo de um projeto ecológico que valoriza o saber construído com tempo, intenção e escuta.                                
 
					

















 
 


