Jardim de Polinizadores
Edição 2024/25
JI/EB1 de Pombeiro da Beira (Arganil)
Desafio: Jardim de Polinizadores
									Ano de escolaridade dos intervenientes:
									1º, 2º, 3º e 4º ano                                
Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:
Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:
									Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
									O jardim polinizador nasceu de uma parte da escola que estava com muitos acumulados em que as crianças não brincavam por diversos motivos. A elaboração do jardim teve as seguintes fases: 
- limpeza do espaço pelas crianças e com a ajuda da Junta de Freguesia (plásticos, pneus, lenhas...); 
- corte das ervas altas pela junta de freguesia; 
- realização de vasos (baldes da cantina que iam para a reciclagem reutilizados) com estacas de algumas espécies; 
- elaboração do canteiro e dos "ninhos" para delimitar o espaço das autóctones e criar solos mais ricos, pelas crianças e alguns encarregados de educação; 
- transplantação das estacas nos ninhos e sementeira no canteiro pelos alunos; 
- plantação de algumas plantas polinizadoras pelos alunos com ajuda da engenheira da Câmara Municipal; 
- regas e manutenção dos canteiros e ninhos pelos alunos.                                
Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:
Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:
									Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
									A exposição foi totalmente elaborada pelos alunos (impressões, cartolinas, pesquisas, abelhas, arranjo de flores polinizadoras espontâneas...). 
Analisaram o pedido no desafio e apresentaram as principais espécies polinizadoras em Portugal, as plantas do nosso jardim polinizador, uma amostra de mel e pólen, bem como algumas informações acerca das abelhas e abelhões. Decidiram também colocar na exposição um livro explorado em sala de aula "Começa com uma abelha" de Aimee Gallagher e um arranjo de flores polinizadoras espontâneas. 
Apresentaram o jardim ao Conselho Eco-Escolas, como o construiram, como têm cuidado dele e o que aprenderam aquando da 2ª reunião no início do terceiro período.                                
 
					

























 
 


