Jardim de Polinizadores
Edição 2024/25
Casa Vera Cruz (Aveiro)
Desafio: Jardim de Polinizadores
Ano de escolaridade dos intervenientes:
pré.escolar
Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:
Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:
Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
A Sala 7 do pré-escolar desenvolveu, com entusiasmo e dedicação, o projeto "Jardim de Polinizadores", no espaço exterior/varanda do 1.º andar, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a importância dos insetos polinizadores no equilíbrio da natureza.
O projeto decorreu em várias etapas:
1. Preparação do espaço – As crianças limparam os vasos em formato caixa, retirando as ervas daninhas e adicionando nova terra, preparando assim o solo para as plantações.
2. Pesquisa sobre polinizadores – Com a ajuda dos educadores, exploraram conteúdos na internet sobre os insetos polinizadores e identificaram as plantas e sementes que mais os atraem.
3. Escolha e plantação – Selecionaram as plantas e sementes adequadas, que foram posteriormente semeadas e plantadas nos vasos preparados:
- Flores: maravilhas do jardim, lírios roxos, chorões, margaridas, miscelânea de flores procuradas pelas abelhas, girassóis, alecrim, alfazema, cravos túnicos, tremoceiros;
- Salsa, coentros, manjericão, erva cidreira, hortelã menta, tomilho
- Morangos, pimentos, acelgas
4. Casas para insetos – Construíram pequenas casinhas para os insetos polinizadores e colocaram-nas na horta, promovendo um ambiente acolhedor para esses seres tão importantes.
5. Criação do espantalho – Para proteger o jardim de visitantes indesejados, criaram também um espantalho de forma criativa e divertida.
6. Trabalhos sobre abelhas – Realizaram vários projetos sobre as abelhas, incluindo a produção de um pequeno filme sobre uma "abelhinha triste", que abordava a sua importância no planeta. Participaram ainda numa palestra promovida pela BeeSweet, onde aprenderam mais sobre a função das abelhas, a sua importância para o futuro do planeta e os produtos que nos oferecem.
7. Prova de mel – Tiveram a oportunidade de experimentar diferentes tipos de mel, descobrindo novos sabores e texturas.
8. Exposição final – Todo o trabalho, foi partilhado, com a comunidade educativa através de uma exposição, onde apresentaram as várias fases do projeto, os materiais produzidos e as aprendizagens realizadas.
9. Realização da Dança das abelhas e das joaninhas a toda a comunidade escolar para culminar o projeto e celebrar o Dia das Abelhas
Constrangimentos Devido às Condições Atmosféricas
Durante a realização do projeto "Jardim de Polinizadores", a Sala 7 enfrentou alguns constrangimentos causados pelas condições atmosféricas adversas. Este ano foi marcado por uma elevada pluviosidade, o que dificultou várias etapas do trabalho no exterior, afectando, principalmente o crescimento das sementes e desenvolvimento das plantas.
A frequência das chuvas atrasou a preparação dos vasos e a plantação das sementes, obrigando a reajustar o calendário inicialmente previsto. Algumas atividades planeadas para o espaço exterior tiveram de ser adiadas ou adaptadas para o interior da sala. Além disso, o excesso de humidade afetou o desenvolvimento de algumas plantas, obrigando a replantar determinadas espécies.
Apesar destes desafios, as crianças e educadores demonstraram grande resiliência e capacidade de adaptação, encontrando soluções criativas para dar continuidade ao projeto e garantindo a sua concretização com sucesso.
Insetos Visitantes do Nosso Jardim/Horta
Ao longo do projeto, a Sala 7 teve a alegria de observar vários insetos a visitar o nosso jardim/horta, sinal de que o espaço se tornou acolhedor para os polinizadores. Destacaram-se as joaninhas, que apareceram principalmente nas maravilhas-do-jardim e nas suculentas, ajudando no controlo de pragas. Também foram avistadas vespas, pequenas moscas e algumas abelhas melíferas, que vieram recolher o néctar das flores. Estes visitantes confirmaram a importância do trabalho realizado e mostraram, na prática, o papel essencial dos insetos na polinização e no equilíbrio do ecossistema.
As crianças da Sala 7 estiveram profundamente envolvidas em todas as etapas do projeto "Jardim de Polinizadores", demonstrando grande entusiasmo, curiosidade e sentido de responsabilidade. Participaram ativamente na preparação dos vasos, na escolha das plantas, na plantação e nos cuidados diários com o jardim/horta. Mostraram interesse genuíno durante as pesquisas sobre insetos polinizadores e envolveram-se de forma criativa na construção das casinhas para insetos, no espantalho e nos trabalhos manuais e audiovisuais sobre as abelhas.
O contacto direto com a natureza e a observação dos insetos visitantes despertaram nas crianças uma maior consciência ecológica e respeito pelo meio ambiente. A participação em atividades como a prova de mel, a palestra com a Bee Sweet e a exposição final reforçou o seu envolvimento, tornando o projeto numa experiência de aprendizagem rica, prática e muito significativa.
Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:
Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:
Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
As salas de atividades realizaram alguns trabalhos para a exposição de acordo com os interesses das crianças sobre os polinizadores. O polinizador que suscitou maior interesse e mais trabalhado foi a abelha, sem dúvida. Os trabalhos foram de teor investigativo, de forma a corresponder à curiosidade das crianças e aprofundar conhecimentos, mas também muitos trabalhos artísticos com a reutilização de materiais.