Jardim de Polinizadores
Edição 2024/25
Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas (Ponta do Sol)
Desafio: Jardim de Polinizadores
Ano de escolaridade dos intervenientes:
1º ano
Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:
Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:
Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
O Jardim dos Polinizadores foi idealizado para ser integrado no espaço da Horta Biológica, incorporado nos canteiros existentes, de forma a atrair mais insetos polinizadores e tornar aquele espaço mais colorido e atrativo. Para além disso, ao integrar jardins de polinizadores nas hortas biológicas, estamos não só a otimizar a produção de alimentos, mas também a criar um ambiente mais equilibrado e sustentável, favorecendo a preservação de espécies e a manutenção de um solo fértil e saudável. Assim, esta prática é uma maneira simples e eficaz de fortalecer a conexão entre a horta, a natureza e a sustentabilidade.
Para introdução do projeto, os alunos do primeiro ano – turma A, juntamente com a sua professora titular de turma, fizeram o levantamento das flores existentes no jardim e horta da escola, com recurso à aplicação “Google lens”, para a sua identificação e realizaram pesquisas, para aumentarem o seu conhecimento acerca das características das plantas. Num outro momento, foram realizadas novas pesquisas sobre outras flores atrativas para polinizadores, de modo que os alunos pudessem consciencializar-se de que os insetos polinizadores (como abelhas, borboletas, entre outros) desempenham um papel essencial na manutenção da biodiversidade e na produção de alimentos; para além disso, chegaram à conclusão de que estes polinizadores, ao transferirem o pólen de uma flor para outra, aumentam a produtividade da Horta e, consequentemente, a variedade de alimentos frescos e nutritivos disponíveis. A pesquisa também lhes permitiu compreender que o Jardim dos Polinizadores, em conjunto com a Horta, poderia atrair e promover a diversidade de insetos polinizadores, oferecendo flores ricas em néctar e pólen, além de abrigo e recursos para a reprodução destes e outros insetos benéficos para as culturas, como joaninhas; também ficaram sensibilizados para a ideia de que, ao cultivar plantas atrativas para os polinizadores, se pode aumentar a presença destes insetos na horta, promovendo um ciclo natural de polinização e, ao mesmo tempo, contribuindo para a saúde do ecossistema local.
Posteriormente, foram selecionadas algumas das plantas pesquisadas, para semear em sala de aula (calêndulas, cristas de galo, bocas de lobo, crisântemos e alfazemas) e outras diretamente na Horta (girassóis). É de referir que na Horta já existiam plantas aromáticas, como o tomilho e orégãos, a planta Flor-de-seda (planta das borboletas) e árvores de fruto (araçaleiro e pitangueira), bem como algumas plantas herbáceas que surgem espontaneamente. Foram realizadas as sementeiras em sala de aula das plantas selecionadas, para que os alunos pudessem ver a sua germinação e crescimento e pudessem, também, cuidar delas, regando-as todos os dias e colocando-as no parapeito da janela para receberem a luz do sol, desenvolvendo, desta forma, uma ligação dos alunos à Horta/Jardim e aumentando o seu envolvimento nas tarefas relacionadas com a mesma. Para além disso, este tipo de atividades permitiu promover a cooperação e trabalho em grupo, desenvolvendo o diálogo e a colaboração entre todos.
Os girassóis foram espalhados diretamente pelos vários canteiros, uma vez que são plantas que atraem muitas abelhas; esta atividade foi orientada por um encarregado de educação, que facultou as sementes e trouxe fibra de coco para nutrir a terra e torná-la mais fofa. Este encarregado de educação também abordou a importância das abelhas na polinização das hortas.
Foi construído um bebedouro para insetos e colocado no espaço do Jardim dos Polinizadores/Horta; ao longo da semana, a existência de água nas suas tampinhas era monitorizada, pelos próprios alunos.
Foi realizada uma monitorização dos polinizadores existentes na Horta e espaços verdes da escola, e registada em grelha própria.
Para o próximo ano letivo, a intenção é a de realização de um hotel para insetos, de forma a promover a diversidade de locais de nidificação e abrigo para polinizadores; convém esclarecer que, sendo um ano de lançamento do projeto, será normal que as plantas cultivadas não se encontrem devidamente desenvolvidas, pois todo o seu processo é moroso. Contudo, considera-se que os resultados já são extremamente evidentes, tendo em consideração a ligação às espécies da Horta.
Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:
Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:
Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
A exposição didática a que se refere o Projeto do Jardim dos Polinizadores, revestiu-se de duas fases; inicialmente, a que foi implementada e concretizada, diz respeito à divulgação a todas as turmas da escola, das informações recolhidas, apresentando a conceção do Jardim de Polinizadores à comunidade escolar. Foi exposta no expositor externo à sala de aula da turma que implementou o projeto, de forma a que pudesse estar visível a todos (alunos, pessoal docente e não docente). A exposição consiste na apresentação e descrição das plantas do jardim de polinizadores e informações sobre os polinizadores; esta informação é apresentada sob a forma de Bilhete de Identidade, de fácil entendimento e recolha de informação, estando adaptada a alunos de primeiro ano de escolaridade.
A exposição final, que será realizada no Dia Eco-Escolas, no próximo dia 5 de junho, será a forma de divulgar a toda a comunidade escolar, o projeto do Jardim dos Polinizadores; os Bilhetes de Identidade serão compilados numa espécie de livro, com o complemento de fotografias representativas das espécies semeadas (em formato já crescido, para que os alunos possam entender de que espécie se trata, visto que as que se encontram plantadas, ainda estão numa fase de crescimento muito inicial, pois a sementeira teve de ser realizada quando as condições climáticas se conjugaram positivas). Esta apresentação em maior escala tem como objetivo divulgar a todas as famílias as vantagens e benefícios de aliarmos as Hortas aos polinizadores, de modo que possam colocar em prática algumas das estratégias partilhadas/apresentadas. Nesta apresentação, realizar-se-á uma visita ao Jardim, na tentativa de se partilhar algumas práticas que contribuem para a criação de um ambiente favorável aos polinizadores, entre as quais, se destaca o bebedouro, elaborado com recurso a materiais naturais e elementos reutilizados. Assim que se realizar a exposição final, se for permitido, visto que é daqui a 6 dias, poderão ser enviadas fotografias que complementam esta informação.