Jardim de Polinizadores

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 do Alto do Lumiar (Lisboa)

Desafio: Jardim de Polinizadores

Ano de escolaridade dos intervenientes:
5 ano

Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:

Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:

Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
O Jardim de Polinizadores consistiu num trabalho de identificação de algumas plantas que já existem na escola, bem como de outras sazonais e espontâneas.
O Jardim esteve organizado em duas zonas, uma zona principal situada no Terreno Pedagógico e zonas secundárias situadas em alguns dos restantes espaços verdes da escola.
A zona principal consistiu numa zona de prado, onde os alunos já têm alguma experiência de estudo das plantas sazonais, enquanto que nas zonas secundárias se optou por identificar algumas das árvores cuja floração se demonstrou mais interessante para o grupo de alunos intervenientes.

Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:

Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:

Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
A exposição foi organizada em duas vertentes, uma exposição temporária na escola, nos locais das próprias plantas e um trabalho final na exposição de final de ano.
Os alunos envolvidos neste trabalho foram convidados a identificar algumas transformações sazonais nos espaços naturais da escola, identificando algumas espécies permanentes existentes, assim como algumas sazonais.
Como material de auxílio à identificação foram usados os guias de identificação de plantas do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, bem como das árvores de Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa. Pontualmente, também foi usada a aplicação iNaturalist.
Na escola foram colocadas tabuletas identificativas das espécies, consistindo esse o trabalho final.
Na exposição de final de ano, os alunos levaram amostras das plantas para o posto e solicitaram aos colegas que as identificassem usando o mesmo método trabalhado anteriormente na escola. Construindo uma experiência sensorial e científica.
Ao longo do ano foi dinamizada também uma palestra sobre a importância das abelhas para a biodiversidade, dinamizada pelos representantes da Raiz Editora