Jardim de Polinizadores

Edição 2024/25

Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

Desafio: Jardim de Polinizadores

Ano de escolaridade dos intervenientes:
9.º ANO

Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:

Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:

Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
Projeto: A Importância dos Polinizadores e Preservação da Flora Espontânea
No âmbito do Programa Pegadas, a Escola Básica do Vale de S. Torcato, em parceria com a ABAAE, desenvolveu um projeto educativo com os alunos do 9.º B, centrado na valorização dos polinizadores e da flora espontânea local. Sob o mote “Investir no conhecimento e preservação da natureza que nos envolve”, este projeto integrou ciência, educação e cidadania, com o objetivo de aproximar os alunos da investigação científica e sensibilizá-los para a preservação ambiental.
Objetivos
Promover o conhecimento sobre a biodiversidade, especialmente a flora espontânea local e o papel dos polinizadores;
Fomentar a ciência de investigação, envolvendo os alunos em todas as etapas do processo científico: recolha, identificação, inventariação e conservação das espécies;
Consciencializar para a importância dos projetos de ciência-cidadã, destacando a necessidade de preservação da biodiversidade;
Contribuir para a criação do primeiro Herbário Científico de Guimarães, valorizando o património natural do município.
Atividades Desenvolvidas
Os alunos realizaram diversas atividades práticas, que incluíram:
Sessão 1: Introdução à criação de um herbário científico e exploração inicial da flora espontânea no recreio escolar.
Sessão 2: Saída de campo para recolha de amostras de flora espontânea local.
Sessão 3: Identificação e catalogação das espécies recolhidas, utilizando ferramentas científicas.
Sessões Autónomas: Preparação, conservação e finalização das amostras para integração no herbário.
Sessão de Inauguração: Apresentação oficial do Herbário Científico de Guimarães à comunidade escolar e local.
Impacto e Resultados
Este projeto despertou nos alunos o interesse pela investigação científica e pela biodiversidade, promovendo práticas de lazer educativas e ambientalmente conscientes. A criação do herbário científico marcou um passo importante na preservação do património natural de Guimarães, contribuindo para a base de dados local e fomentando a ligação entre ciência e comunidade.
O envolvimento dos alunos do 9.º B reforçou valores como a responsabilidade ambiental, a curiosidade científica e o trabalho em equipa, consolidando uma experiência educativa enriquecedora e impactante.
Projeto: A Importância dos Polinizadores e Preservação da Flora Espontânea
No âmbito do Programa Pegadas, a Escola Básica do Vale de S. Torcato, em parceria com a ABAAE, desenvolveu um projeto educativo com os alunos do 9.º B, centrado na valorização dos polinizadores e da flora espontânea local. Sob o mote “Investir no conhecimento e preservação da natureza que nos envolve”, este projeto integrou ciência, educação e cidadania, com o objetivo de aproximar os alunos da investigação científica e sensibilizá-los para a preservação ambiental.
Objetivos
• Promover o conhecimento sobre a biodiversidade, especialmente a flora espontânea local e o papel dos polinizadores;
• Fomentar a ciência de investigação, envolvendo os alunos em todas as etapas do processo científico: recolha, identificação, inventariação e conservação das espécies;
• Consciencializar para a importância dos projetos de ciência-cidadã, destacando a necessidade de preservação da biodiversidade;
• Contribuir para a criação do primeiro Herbário Científico de Guimarães, valorizando o património natural do município.
Atividades Desenvolvidas
Os alunos realizaram diversas atividades práticas, que incluíram:
1. Sessão 1: Introdução à criação de um herbário científico e exploração inicial da flora espontânea no recreio escolar.
2. Sessão 2: Saída de campo para recolha de amostras de flora espontânea local.
3. Sessão 3: Identificação e catalogação das espécies recolhidas, utilizando ferramentas científicas.
4. Sessões Autónomas: Preparação, conservação e finalização das amostras para integração no herbário.
5. Sessão de Inauguração: Apresentação oficial do Herbário Científico de Guimarães à comunidade escolar e local.
Impacto e Resultados
Este projeto despertou nos alunos o interesse pela investigação científica e pela biodiversidade, promovendo práticas de lazer educativas e ambientalmente conscientes. A criação do herbário científico marcou um passo importante na preservação do património natural de Guimarães, contribuindo para a base de dados local e fomentando a ligação entre ciência e comunidade.
O envolvimento dos alunos do 9.º B reforçou valores como a responsabilidade ambiental, a curiosidade científica e o trabalho em equipa, consolidando uma experiência educativa enriquecedora e impactante.

Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:

Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:

Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
Exposição "Recreio com Ciência: Herbário de Guimarães"
Com o apoio do Município de Guimarães, esta exposição apresenta o trabalho desenvolvido pelos alunos do 9.º B da Escola Básica do Vale de S. Torcato no âmbito do projeto Recreio com Ciência. As molduras, gentilmente oferecidas pela autarquia, destacam cada espécie de flora espontânea recolhida, identificada e preservada pelos alunos.
Cada moldura inclui etiquetas de identificação detalhadas com:
• Nome científico e nome comum;
• Local e data de recolha;
• Características principais da espécie.
A exposição celebra o compromisso com a ciência-cidadã e a preservação ambiental, culminando na criação do primeiro Herbário Científico de Guimarães. Um agradecimento especial ao Município de Guimarães por apoiar esta iniciativa e valorizar o património natural e educativo local.