Jardim de Polinizadores
Edição 2024/25
Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)
Desafio: Jardim de Polinizadores
Ano de escolaridade dos intervenientes:
3.º ano
Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:
Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:
Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
Os alunos demonstram um grande interesse por plantas e flores e querem tornar a nossa escola cada vez mais bonita e amiga do ambiente. Ao longo dos anos, temos desenvolvido diversas atividades relacionadas com as plantas, que envolvem e entusiasmam sempre os alunos. Por isso, decidimos, em conjunto, revitalizar o nosso jardim de polinizadores.
Criado em 2023, o jardim de polinizadores já precisava de alguns cuidados. Começámos por limpar o espaço, remover o lixo e preparar o terreno para as novas plantas. O jardim fica junto à horta da escola – um recanto perfeito para acolher os polinizadores.
Na sala de aula, realizámos uma pesquisa para descobrir quais as plantas mais adequadas ao nosso jardim e que polinizadores poderíamos atrair. Fizemos sementeiras de algumas plantas na sala e, mais tarde, transplantámo-las para o jardim, como o manjericão e os orégãos. As plantas já existentes foram podadas, para que se desenvolvessem melhor. Também fizemos uma votação para escolher a planta preferida dos alunos e decidir o que plantar.
Estudámos os melhores locais para cada espécie, tendo em conta as condições de luz, uma vez que algumas plantas precisam de muita claridade e o nosso jardim tem áreas sombreadas pelos carvalhos.
Depois de toda a pesquisa e da requalificação do terreno, o nosso jardim transformou-se num espaço cheio de vida e cor. Agora está repleto de plantas como lavanda, alecrim, manjericão, orégãos, sálvia, statice, menta-chocolate, calêndula, borragem, zínias, hortelã, erva-príncipe, escova-de-garrafa e cravinas, criando um ambiente perfeito para os polinizadores.
Acreditámos que o jardim podia beneficiar de alguns hotéis de insetos, por isso pintámos latas em forma de abelhas e joaninhas e transformámo-las em abrigos para insetos. Colocámo-los no jardim, tornando-o ainda mais acolhedor e bonito.
Percebemos também que os insetos precisam de água, então, com tampas recicladas, criámos um bebedouro para que tenham sempre onde saciar a sede.
Por fim, identificámos todas as plantas com placas reutilizáveis, para que qualquer pessoa possa conhecer melhor as espécies que embelezam e enriquecem o nosso jardim.
Com a criação deste jardim, os alunos não só aprofundaram os seus conhecimentos sobre botânica, como agora também conseguem identificar diversas espécies de plantas. Além disso, desenvolveram um entusiasmo notável pela ecologia, estando constantemente à procura de polinizadores, como abelhas e borboletas, no nosso jardim, compreendendo o seu papel crucial no ecossistema.
Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:
Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:
Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
Os alunos realizaram os seus trabalhos no Canva, durante as aulas de TIC. Pesquisaram sobre as características das plantas, sobre os polinizadores — como as abelhas, as borboletas e outros insetos — e a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas. Além disso, exploraram práticas que ajudam a criar ambientes propícios para os polinizadores, como a plantação de flores nativas e a eliminação de produtos químicos nocivos.
Para decorar a exposição, pintaram abelhas e borboletas, utilizando muita criatividade. A exposição dos trabalhos foi montada no hall de entrada da escola, tornando-se acessível e visível a toda a comunidade educativa, incluindo professores, funcionários, encarregados de educação e visitantes.
Os alunos do 3.º ano também organizaram uma visita guiada pelo jardim de polinizadores para os colegas de outras turmas. Durante a visita, explicaram a importância das flores para a alimentação dos polinizadores e o papel vital que estes desempenham na reprodução das plantas e na manutenção da biodiversidade.
Com este projeto, os alunos não só desenvolveram as suas competências de investigação e apresentação, como também se envolveram ativamente na sensibilização da comunidade escolar para a importância dos polinizadores e da preservação do meio ambiente.