Jardim de Polinizadores

Edição 2024/25

Escola Sec. Alfredo dos Reis Silveira (Seixal)

Desafio: Jardim de Polinizadores

Ano de escolaridade dos intervenientes:
7.º ano

Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:

Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:

Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
No início do ano letivo, num pequeno espaço entre Horta Bio e uma zona relvada, começou a desenhar-se o que viria a ser “O Nosso Jardim de Polinizadores”. O Jardim de Polinizadores da nossa escola constituiu-se como um espaço verde criado com o objetivo de atrair e proteger insetos polinizadores, como abelhas, borboletas, joaninhas e outros, promovendo simultaneamente a biodiversidade local e a educação ambiental. Este jardim não só embeleza o recinto escolar, como também funciona como um laboratório vivo, permitindo aos alunos observar de perto a importância dos polinizadores nos ecossistemas.
A sua elaboração resultou de um trabalho colaborativo entre alunos e professores. O processo iniciou-se com a seleção do local mais apropriado, tendo em conta a exposição solar e a proximidade a outras zonas verdes, como por exemplo a Horta Bio. Durante algumas aulas, principalmente quando as condições meteorológicas não permitiam as atividades ao ar livre, os alunos pesquisaram quais deveriam ser as espécies adequadas para constituírem o Jardim de Polinizadores: espécies autóctones e plantas atrativas para os polinizadores.
No local escolhido, foram removidas as infestantes e teve início a preparação do Jardim. Após ter sido preparado, instalou-se no espaço que viria a transformar-se no Jardim, o Hotel de Insetos. Esta estrutura, preparada pelos mesmos alunos envolvidos na construção do Jardim e principais colaboradores na Horta Bio. Trata-se de uma estrutura artificial feita com materiais naturais (como madeira, canas, pinhas, tijolos, palha, etc.) que imita cavidades, fendas e espaços usados por insetos na natureza.
No mesmo local, aproveitou-se um pequeno canto para reunir as pedras que foram removidas da horta, criando-se assim um Monte de Pedras. Esta área constitui-se como um excelente local que recria habitats naturais de zonas rochosas e solos pedregosos permitindo: abrigo e refúgio para insetos e outros animais; local de hibernação (durante o frio ou seca); micro-habitat estável, com sombra, humidade e temperatura mais constante; refúgio para predadores naturais de pragas.
A seguir, chegou a altura de solicitar a um dos parceiros externos do projeto Eco-Escolas, empresa Koppert, o fornecimento de algumas plantas. Para além das plantas que foram patrocinadas pela empresa referida, a Escola também patrocinou a compra de sementes.
Os materiais utilizados incluíram ferramentas de jardinagem (pás, enxadas, material de rega), terra vegetal, composto orgânico fornecido pelos nossos vermicompostores, pedras decorativas e troncos reciclados para a delimitação dos canteiros. Optou-se sempre por materiais sustentáveis ou reutilizáveis. Por exemplo, os troncos utilizados para delimitação dos canteiros, foram recolhidos e preparados pelos alunos, são partes de árvores da nossa escola que se partiram em consequência das tempestades que assolaram o nosso país no final do Inverno.
Os alunos estiveram envolvidos em todas as fases do projeto: participaram na investigação das espécies, no planeamento do espaço, na preparação do solo, na plantação e, atualmente, na manutenção do jardim. Este envolvimento direto permitiu-lhes desenvolver competências práticas, espírito de equipa e uma maior consciência ambiental.
Os alunos participaram, durante as aulas de Oficina Criativa e/ou Cidadania e Desenvolvimento, duas vezes por semana, sempre que as condições meteorológicas o permitiram. Também houve participação, pontual de alunos de outros anos, aquando da realização de atividades no Jardim e na Horta Bio.
O jardim é regado, em dias alternados ou diariamente quando o calor aperta, aquando da rega da Horta Bio, pelos alunos, sempre que possível, e/ou pelas Professoras que integram o projeto Eco-Escolas.
A criação do Jardim de Polinizadores teve um impacto muito positivo na comunidade escolar, refletindo-se em várias dimensões: ambiental, educativa, social e estética.
Do ponto de vista ambiental, o jardim contribuiu para o aumento da biodiversidade no recinto escolar, criando um habitat seguro e atrativo para várias espécies de insetos polinizadores. Este espaço promove o equilíbrio dos ecossistemas locais, ao mesmo tempo que sensibiliza para a importância da preservação da natureza.
A nível educativo, o jardim tornou-se uma ferramenta pedagógica transversal, utilizada em diversas disciplinas. Permite o contacto direto dos alunos com a natureza, facilita a aprendizagem experimental e incentiva a investigação, a curiosidade científica e a interdisciplinaridade.
No aspeto social, o projeto promoveu o trabalho em equipa, o sentido de responsabilidade e o envolvimento ativo dos alunos na construção de um espaço comum.
Finalmente, o impacto estético foi igualmente significativo. O jardim embeleza o espaço exterior da escola, tornando-o mais acolhedor e convidativo, contribuindo para o bem-estar da comunidade educativa e incentivando o respeito pelos espaços verdes.
Em suma, “O nosso Jardim de Polinizadores” tornou-se um símbolo de compromisso com a sustentabilidade e com a educação ambiental, influenciando positivamente o ambiente escolar e reforçando o papel da escola como agente de mudança.

Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:

Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:

Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
A exposição “O Nosso Jardim de Polinizadores” surge no âmbito da valorização da biodiversidade local e da sensibilização para a importância dos polinizadores no equilíbrio dos ecossistemas. Esta mostra pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo pelos alunos de duas turmas do sétimo ano, destacando o papel essencial de insetos como abelhas, borboletas e outros polinizadores na reprodução das plantas e na preservação do meio ambiente.
A criação da exposição envolveu várias fases e a participação ativa dos alunos desde o início. Na exposição, foram apresentados dois trabalhos, cada um elaborado por uma turma.
Um dos trabalhos, apresentado na forma de painel, foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Educação Visual e consistiu numa apresentação vibrante de cor e formas, que simula um Jardim de Polinizadores, com as suas flores, insetos e outros animais naturalmente presentes nos espaços verdes. Os alunos desenharam, em papel de cenário, os diversos elementos e, com a junção de todos numa grande folha de papel colada num painel, obtiveram uma composição muito impactante. Este trabalho irá ficar em exposição permanente na Biblioteca da nossa escola.
O outro trabalho, desenvolvido nas aulas de Oficina Criativa, e que se apresenta sob a forma de um cartaz, pretendeu constituir-se como um guião de interpretação do Jardim de Polinizadores que se encontra no recreio da nossa escola. O trabalho foi elaborado em cartolina amarela, fotografias impressas do Jardim, do Hotel de Insetos, do Monte de Pedras e de insetos recortados e pintados a lápis de cor, que se revelaram elementos decorativos muito relevantes. Este trabalho foi exposto, juntamente com outros, num local que a escola dispõe para exposições temporárias.
Durante todo o processo, os alunos trabalharam em equipa, desenvolveram competências de investigação, criatividade e espírito crítico, sendo acompanhados pelas respetivas professoras. A exposição final reflete o empenho, a sensibilidade ambiental e o compromisso dos alunos com a proteção da natureza e o respeito pela vida que nos rodeia.