Jardim de Polinizadores
Edição 2024/25
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Desafio: Jardim de Polinizadores
Ano de escolaridade dos intervenientes:
Alunos de Educação Especial
Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:
Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:
Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
Quase todo o espaço exterior da escola oferece condições excecionais para a proliferação de polinizadores. A criação de espaços ou estruturas específicas destinadas a esse mesmo efeito visa, acima de tudo, sublinhar a sua importância vital, proporcionando oportunidades de desenvolvimento coerente e consistente de ações eminentemente pedagógicas.
As salas 8 e 9 do Centro Sócio Educativo da APPACDM de Setúbal tomam, desde o ano letivo 2021/22, este pressuposto como um dos pilares fundamentais do seu plano de turma, renovando e aprofundando, em cada ciclo escolar, a sua centralidade, a sua abrangência e a sua visibilidade.
A criação de um novo espaço, nas imediações da horta pedagógica, no ano letivo em curso, foi prevista e consumada sem comprometer a manutenção imprescindível dos espaços pré-existentes e aduzindo alguns elementos inovadores: a utilização de resíduos vegetais (troncos de sobreiro) na sua delimitação e a aplicação de metodologias regenerativas na sua estruturação (utilização de resíduos orgânicos produzidos localmente e a preservação da vegetação natural).
Os alunos estiveram ativamente implicados em todas as fases da sua criação e aprenderam que a acomodação de materiais orgânicos em condições favoráveis pode constituir a melhor forma de regenerar solos depauperados e originar uma cobertura vegetal natural, diversificada e adaptada, com um elevado potencial de atração de polinizadores.
Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:
Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:
Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
O formato da exposição e a seleção das fotografias (algumas delas da autoria dos alunos) contou com a participação ativa e intencional dos alunos, que também a promoveram junto de toda a comunidade escolar.
Nas visitas efetuadas pelos demais grupos/turma foram eles que a apresentaram e responderam às dúvidas e esclarecimentos solicitados pelos restantes colegas.