saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
7 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
40
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais; Cidadania e Desenvolvimento, Português
3.3. N.º de alunos envolvidos:
50
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias em oficinas sobre compostagem e alimentação saudável. Algumas famílias contribuem com doações de sementes ou materiais recicláveis usados na horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta tem promovido uma maior consciência ambiental entre os alunos, que passaram a valorizar mais os alimentos naturais e a reduzir o desperdício. Além disso, observou-se uma melhoria no comportamento e na colaboração entre os alunos, especialmente durante as atividades práticas. Na comunidade, a horta fortaleceu o vínculo entre escola e famílias.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita de forma colaborativa entre professores, alunos e funcionários . As tarefas são organizadas num cronograma semanal, dividido por alunos do clube verde e responsáveis. Cada grupo tem funções definidas, como regar as plantas, retirar ervas daninhas, colher os alimentos ou cuidar da compostagem. Os professores orientam os alunos durante as aulas práticas, e os funcionários auxiliam nas atividades mais pesadas ou técnicas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo começa com a limpeza do terreno, removendo resíduos, pedras e plantas daninhas. Em seguida, é feita a mobilização do solo com enxadas e pás, promovendo sua aeração. A fertilização é realizada com composto orgânico produzido na própria escola a partir de vegetais secos e estrume das galinhas , enriquecendo o solo de forma natural e sustentável.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
As plantas cortadas e arrancadas são colocadas em camadas. É ainda acrescentado o estrume das galinhas da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na horta são cultivadas alfaces, cenouras, couves, tomates, cebolinho, salsa, morangos.... Algumas consociações praticadas incluem cenoura com alface e tomate com manjericão, respeitando os princípios da agricultura agroecológica.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Não temos dados.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos são utilizados em atividades pedagógicas, consumidos em pequenas refeições na escola (como lanches saudáveis e saladas na merenda) e usados em eventos escolares para promover a alimentação consciente. São ainda vendidos para auxiliar na manutençaõ da horta e do galinheiro.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Galinhas
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: