Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1 de Caia e Nave Longa (Portalegre)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Pelo menos desde 2020...

2. Área aproximada da horta (m²):

inferior a 5metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas - pois é um projeto transversal.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

32

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram com a horta sempre que solicitado... levam terra adubada com materiais naturais, dão plantas e sementes, construíram a vedação...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Em primeiro lugar, ajuda as crianças a reconectarem-se com a natureza, a ocupar os seus tempos livres e alguns curriculares com atividades que envolvem o contacto direto com a terra.
Por outro lado, assume-se como um espaço em que as crianças podem descontrair, acalmar-se e interagir de forma lúdica umas com as outras.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos vão trabalhando na horta por escala, respeitando a ordem na lista nominal. São sempre acompanhados por um adulto.
Como temos meninos habituados a trabalhar com os avós e os pais na agricultura, eles tornam-se os guardiões da horta - mesmo sem ser a sua vez pela ordem da escala, passam pelo espaço e veem se está tudo bem... detetam pragas, entre outras coisas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos alunos. A terra vem adubada com estrume biológico. São as famílias que a fornecem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos: feijão, favas, couves, cenouras, salsa, coentros, morangos... (para já).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade não é grande, dá para fazer pequenos mimos gastronómicos aos alunos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Sempre que possível, tentamos aproveitá-los na escola, quando não é possível pedimos a ajuda das famílias na confeção de alguns alimentos com esses produtos da nossa horta.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Depende da quantidade de precipitação... quando não chove averígua-se se o solo está seco ou as plantas dão sinal... se for necessário rega-se então.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Como referi, existem alunos habituados a interagir na horta dos avós e eles passam regularmente pela horta para ver se existem problemas na horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartinhas. Foram tiradas manualmente, uma a uma e "jogadas/libertadas" num espaço abandonado contíguo à escola.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: