Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 Carmen Miranda (Marco de Canaveses)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

+ de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Sala Multifuncional (alunos com medidas adicionais)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

9

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias estão envolvidas na horta principalmente através da doação de sementes e plantas. Este apoio é feito, em geral, no início de cada estação de plantio, mas também sempre que há necessidade de repor ou diversificar as espécies cultivadas. Além disso, algumas famílias participam pontualmente em atividades de manutenção e colheita, reforçando a ligação entre a escola e a comunidade.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta pedagógica tem um impacto muito positivo na comunidade escolar e local. Para os alunos, é uma oportunidade de aprender de forma prática sobre ecologia, ciclo de vida das plantas, conservação da natureza e sustentabilidade ambiental. Ao semear, plantar, cuidar e colher, desenvolvem competências como responsabilidade, trabalho em equipa e respeito pelo ambiente.
Na comunidade, a horta aproxima as famílias da escola, pois muitas contribuem com sementes, plantas e até ajudam em atividades de manutenção. Os produtos colhidos podem ser usados em atividades culinárias ou doados a instituições locais, promovendo a solidariedade. Assim, a horta torna-se um exemplo vivo de como a escola pode ser um agente de mudança para práticas mais sustentáveis.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada através de um calendário, que define a ordem pela qual os alunos participam nas tarefas. Em cada turno, dois alunos acompanham a professora e a assistente operacional, garantindo que as atividades decorrem de forma organizada.
As principais tarefas atribuídas aos alunos são a rega das plantas e a remoção de ervas daninhas, ajudando a manter a horta saudável e limpa. Desta forma, todos os alunos têm oportunidade de participar, aprender e sentir-se responsáveis pelo cuidado da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo da horta é feita principalmente no início da primavera. Primeiro, um assistente operacional faz a limpeza do espaço, removendo detritos, pedras e restos de plantas. Em seguida, procede-se à mobilização do solo, revolvendo a terra para a tornar mais fofa e arejada, o que facilita o desenvolvimento das raízes.
Depois desta etapa, é feita a fertilização, enriquecendo o solo com nutrientes necessários para garantir o crescimento saudável das plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sim, é feita compostagem na escola. Para isso, os alunos reservam as cascas da fruta que consomem e passam pela cantina para recolher outros resíduos orgânicos, como restos de legumes ou folhas. Estes materiais são depois colocados no compostor da horta, onde se decompõem e dão origem a um composto natural.
Este composto é depois utilizado para fertilizar o solo da horta, tornando o processo mais sustentável e ensinando os alunos a importância de reduzir resíduos e reaproveitar materiais orgânicos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta estão instaladas várias culturas e consociações que permitem diversificar a produção e otimizar o espaço. Cultivamos ervas aromáticas (como salsa, coentros ou hortelã), alface, tomate, pimento, courgette, pepinos, nabiças, espinafres e morangos.

Estas culturas são combinadas de forma a favorecer o crescimento saudável das plantas, aproveitar melhor os nutrientes do solo e prevenir pragas de forma natural. Por exemplo, o tomate pode ser consociado com manjericão ou salsa, e a alface pode ser intercalada com morangos ou espinafres.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alface: 4kg;
Tomate: 10 kg;
Pimentos: 5kg;
Nabiças: 3 kg;
Courgette: 5kg;
Pepinos: 4kg;
Espinafres: 2kg;
Morangos: 3kg
Ervas aromáticas: 525g

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos colhidos na horta são, em primeiro lugar, consumidos pelos próprios alunos, quer em atividades na escola, quer em momentos de partilha para promover hábitos de alimentação saudável.
Além disso, sempre que há excedentes, estes são oferecidos a algumas famílias carenciadas, previamente sinalizadas pelo GAA (Gabinete de Apoio ao Aluno), reforçando o papel solidário da horta na comunidade escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita de forma organizada para garantir o bom desenvolvimento das plantas. A rega é realizada principalmente pela manhã, aproveitando as temperaturas mais amenas e evitando a evaporação excessiva da água.
Esta tarefa é feita pelos alunos, acompanhados pela professora e pela assistente operacional, seguindo um calendário definido para que todos participem de forma equilibrada

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, é feita monitorização de pragas e doenças na horta. Esta monitorização é realizada mensalmente, através da observação cuidadosa das culturas para detetar sinais de pragas, doenças ou outros problemas que possam afetar as plantas.
Sempre que é identificado algum problema, são tomadas medidas adequadas para o controlar de forma sustentável, preferindo-se sempre soluções naturais para proteger a saúde das plantas e o equilíbrio do ecossistema da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sopa de Espinafres e Nabiças
A sopa de espinafres foi confecionada com a colaboração dos alunos da sala multifuncional e posteriormente saboreada por toda a comunidade escolar. Este projeto realizou-se várias vezes ao longo do ano letivo e teve um impacto muito positivo na escola.
Os alunos participaram ativamente na escolha da receita e na organização dos ingredientes. Cada um assumiu tarefas específicas, como lavar e cortar os legumes, mexer a sopa e ajudar na limpeza. Aprenderam a seguir uma receita e a utilizar os utensílios de cozinha de forma segura.
Além da preparação, os alunos também colaboraram na distribuição da sopa, servindo os membros da comunidade escolar. Após cada sessão, realizaram uma reflexão sobre a experiência, discutindo o que aprenderam e o que poderiam melhorar numa próxima ocasião.
Este projeto promoveu a educação inclusiva, oferecendo aos alunos da sala multifuncional a oportunidade de desenvolver competências práticas e sociais. A confeção e o consumo da sopa ajudaram a criar um ambiente de convivência e colaboração entre alunos de diferentes turmas e idades. Ao mesmo tempo, sensibilizou para a importância de uma alimentação saudável e de uma dieta equilibrada.

A iniciativa fortaleceu os laços entre os membros da comunidade escolar, fomentando um sentimento de pertença e união. O projeto da sopa de espinafres/nabiças revelou-se uma experiência muito enriquecedora, não só para os alunos da sala multifuncional, mas para toda a comunidade educativa, reforçando a importância da colaboração, da alimentação saudável e da sustentabilidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Sala de Tomate e pepino
Os alunos da sala multifuncional prepararam uma salada de tomate e pepino, participando na escolha da receita, preparação dos ingredientes e distribuição pela comunidade escolar. Cada aluno teve tarefas específicas e aprendeu a manusear utensílios de forma segura.
A atividade promoveu a inclusão, o trabalho em equipa e o convívio entre diferentes turmas, além de sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Chá de Hortelã de Chocolate

Os alunos da sala multifuncional prepararam chá de hortelã com chocolate, participando em todas as etapas, desde a escolha dos ingredientes até à sua preparação e distribuição. Aprenderam a seguir a receita e a usar os utensílios com segurança.
Esta atividade incentivou a inclusão, o trabalho em equipa e promoveu momentos de convívio, além de reforçar a importância de escolhas saudáveis e saborosas na alimentação.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta pedagógica da escola é um espaço vivo onde os alunos aprendem de forma prática a cuidar da natureza a valorizar o trabalho em equipa e a respeitar o ambiente ao longo do ano escolar todos participam em tarefas simples como semear, plantar, regar e compostar envolvendo também as famílias e a comunidade local desta forma a horta torna-se um exemplo de como a escola pode ensinar sustentabilidade na prática fortalecer laços entre todos e ajudar a formar cidadãos mais conscientes e responsáveis. Os alunos da Sala de Educação Especial, também, plantaram uma mini-horta pedagógica de sustentabilidade ambiental.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid0do83PnJWoWmiDgGnf9diopNG81QN4Zg2g7ent2dx4WF1jobH8HVme7X7Ymq46erVl&id=100070528116550