Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

2.º Jardim-Escola João de Deus (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Menos de 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área de Conhecimento do Mundo e Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Doação de sementes e plantas
Materiais
Prestação de formação e auxilio aos professores na dinamização da horta

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Informar sobre o modo de produção biológico;
Incentivar atividades páticas associadas à produção de alimentos;
Promover uma alimentação mais saudável na escola e comunidade;
Realçar a importância da aquisição dos produtos locais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Distribuição de dias e tarefas entre os grupos que participam.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza, colocação de terra nova e de compostagem, fertilização e aragem

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com desperdícios alimentares, feno, folhas secas (é feita pelos alunos com a ajuda de uma professora)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, brócolos, tomate, curgete, milho, couves, cebolas, ervas aromáticas e algumas plantas sazonais.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não sabemos a quantidade de produtos que iremos conseguir produzir.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alimentação na Escola. Os produtos produzidos na horta iram integrar o almoço.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Utilizando os desperdícios de água das refeições e da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização foi feita por observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas e caracóis. estas foram combatidas com a colocação de cascas de ovos e borras de café na terra à volta das plantas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Plantação de alfaces, colheita e preparação da salada para o almoço; E depois as alfaces são parte integrante da ementa, salada de alface. Estas atividades decorrem durante o ano letivo, de acordo com o período correto de cultivo de cada planta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Controlo de pragas com casca de ovo. Foi verificado que as couves estava a ser atacadas por caracóis e lesmas. Assim foram guardadas as cascas do ovo e colocadas na terra junto aos pés das couves.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aproveitamento das águas que sobram nos copos do almoço para regar a horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foram construidos dois espantalhos com materiais de desperdicio.

15.1. Link para a página da horta: