Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 de Boticas (Boticas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

O Cantinho das ervas aromáticas foi planificado neste ano letivo (2024/2025).

2. Área aproximada da horta (m²):

12

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Apoio ao Estudo - área das Ciências, Cidadania e Desenvolvimento, Matemática e ARA.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

47

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Despertou o interesse dos alunos para este tipo de atividades (plantações, rega e remoção das ervas daninhas).
Os alunos mostram-se mais sensíveis para a conservação da Natureza.
Aumento da biodiversidade na escola.
Conhecimento das utilizações das ervas aromáticas na alimentação, saúde, etc.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção semanal da horta é coordenada pelas professoras de acordo o horário dos alunos, procurando não interferir com as atividades letivas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A primeira limpeza e preparação do solo foi efetuada pelos sapadores do Município de Boticas.
A partir daí tudo é realizado pelos alunos, professoras e funcionário.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomilho, salsa, alecrim, hortelã, lavanda, agriões e batata.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Indefenida.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A ideia será realizar uma feira e vender em vasos ou cada aluno levar para a sua casa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Duas vezes por semana alunos voluntários procedem à rega da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta: O sr. Eng. Rui Lagoa representante da CIMAT em colaboração com as coordenadoras do programa eco-escolas e da srª vareadora do município deu instruções sobre a forma de plantação das ervas aromáticas e em simultâneo explicou algumas das suas utilizações, nomeadamente, na alimentação e na saúde. Em representação dos alunos estiveram presentes os delegados e subdelegados das turmas do 5º e 6 anos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Elaboração de placas em madeira para identificar as diferentes espécies plantadas na horta.
Este trabalho foi realizado nas aulas de E.V e E. T pleos alunos com a colaboração da professora Sandra Pinheiro.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Dar utilidade as ervas aromáticas da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: