Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 João Afonso de Aveiro (Aveiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m^2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Eco-Inclusão, eco-escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

7

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A Associação de Pais questiona frequentemente sobre as necessidades do Eco-Escolas.
Devido a uma tempestade a nossa estufa ficou bastante danificada, e a associação de pais comprometeu-se logo a financiar uma estufa nova e cumpriu com o prometido.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos que se envolveram na horta aprenderam a ser mais sustentaveis, tendo noção do ciclo dos alimentos, da compostagem e ganharam mais respeito pelo meio ambiente. Desenvolveram habilidades práticas e de responsabilidade relacionadas com a agricultura.
Acredito que também os ajudou na integração curricular: unindo ciências, matemática, português e EV.
Ao nível da comunidade, foram desenvolvidos vínculos, uma vez que a horta forçava ao relacionamento entre pares, auxiliares, professores e pais, que se voluntariavam para ajudar e comprar os nossos produtos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos do Eco- Escolas, os alunos da Eco-inclusão e os auxliares. Às quartas a manutenção da horta era assumida pelo Eco-Escolas, às terças e sextas pelos alunos do Eco-Inclusão e nos restantes dias pelo auxiliar.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo, é feito um revolvimento, posteriormente adubação orgânica ( com o material da compostagem), nivelam-se os canteiros,

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de comida da cantina, restos de plantas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, batatas, feijão, couve-flor, feijão verde, acelgas, aromáticas, tomateiros, laranjas, fisális.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

30 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda dos produtos que reverte a favor do eco escolas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveita-se as águas da chuva. Ou com a mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Usa-se calda bordalesa.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Nas laranjeiras com calda bordalesa

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A Feira na escola, que promove uma agricultura biológica, envolve os alunos, os professores, os pais. Realizaram-se várias vendas, consoante os períodos de colheita.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: