Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1 Nº3 de Alcoitão (Cascais)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

126

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Trazem sementes para plantar, todos os anos em diversas alturas do ano.

Participam na entrega dos produtos à comunidade, duas vezes por ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Promoção de melhores hábitos alimentares.

Promoção de comportamentos sustentáveis e ecológicos.

Promoção de exercício físico ao ar livre.

Utilização da horta nas diversas atividades do plano anual de atividades (dia da família...)

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Uma turma fica responsável pela horta e, em articulação com as AEC e com a Cercica, durante o ano, vão desenvolvendo as atividades necessárias como a preparação do terreno, a plantação dos produtos agrícolas etc...

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza - os alunos

Preparação do terrena - Cercica

Plantação - os alunos com as sementes que trazem de casa

Manutenção - os alunos, mediante uma escala, regam e tiram ervas daninhas

Colheita - os alunos, com ajuda do professor

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface
Alhos
Beterraba

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

30kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Entrega à comunidade.

Confeção da cozinha da escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com uma mangueira, as crianças regam numa escala por dias.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola/comunidade é feita sempre que há colheita de produtos. Duas vezes por ano, pelo menos. A comunidade leva as produtos e as crianças fazem essa mesma entrega ao portão.

Todas as iniciativas vão plantando a semente do espirito ecológico aos poucos. As crianças gostam e levam para casa o entusiasmo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas ou outros é feita no dia da alimentação. Uma vez por ano, com todas as turmas.

Todas as iniciativas vão plantando a semente do espirito ecológico aos poucos. As crianças gostam e levam para casa o entusiasmo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta são feitas várias vezes ao longo do ano, com todas as turmas, sobretudo com as AEC.

Todas as iniciativas vão plantando a semente do espirito ecológico aos poucos. As crianças gostam e levam para casa o entusiasmo.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: