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questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 14 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
35
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
13
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Português, Estudo do Meio, Matemática, Educação Artística
3.3. N.º de alunos envolvidos:
250
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
11
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Na preparação do solo e na construção de um portão para a zona da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Os alunos aprendem sobre o ciclo de vida das plantas, compostagem, uso racional da água e a importância da preservação ambiental, desenvolvendo uma consciência ecológica desde cedo. - Ao cultivar os seus próprios alimentos, os estudantes têm maior interesse e disposição para experimentar frutas e hortaliças, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada. - A prática na horta promove habilidades como responsabilidade, paciência, trabalho em equipa e o respeito pela natureza, além de fortalecer o vínculo entre alunos, professores e toda a comunidade. - Atividades práticas e lúdicas relacionadas com a horta estimulam a curiosidade e o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. - A horta envolve pais e entidades locais ( Junta de Freguesia de Famões), fortalecendo vínculos comunitários e promovendo ações de sustentabilidade e cidadania.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Numa primeira fase, a Associação de Pais e Encarregados de Educação prepara o solo : limpam o terreno, removem as plantas daninhas, pedras, lixo e outros resíduos que possam dificultar o cultivo. Cavam o solo e colocam fertilizantes orgânicos e deixam já os regos preparados para a futura sementeira ou plantação das plantas. Na escola há professoras responsáveis pela horta. Essas pessoas organizam as atividades, dinamizam o momento de sementeira e plantio, em que todos os alunos participam, planeiam o calendário de manutenção da mesma e garantem que sejam alcançados os objetivos educacionais e de sustentabilidade sejam alcançados. Após a plantação, as tarefas que se sucedem (rega, monda, controle da pragas, manutenção geral, colheita e uso dos produtos na alimentação escolar) são repartidas por todos os grupos do Jardim de Infância e pelas turmas do 1.º ciclo existentes na escola. Há um plano mensal definido para o efeito.
7. Como é feita a preparação do solo?
1.º - É feita a remoção de mato, ervas daninhas, pedras, lixo e resíduos presentes na área.
2.º - Cava-se o solo, usando ferramentas manuais como enxadas, misturando o solo superficial com a terra de camadas inferiores.
3.º - Aplicação de fertilizantes orgânicos para enriquecer o solo com nutrientes essenciais.
4.º - Mistura-se bem o fertilizante ao solo após a mobilização, garantindo uma distribuição uniforme.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Trata-se de um recipiente, feito de plástico, onde se realiza a decomposição controlada de resíduos orgânicos para produzir adubo natural (estrume). Este encontra-se numa extremidade da horta. Os materiais utilizados na compostagem incluem:
- Resíduos de alimentos (cascas de frutas, legumes, borra de café, …)
- Restos de jardim (folhas secas, restos de plantas e flores, ervas daninhas,…)
- Resíduos de papel (papelão)
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Tomateiros, pepineiros, cebolas, morangueiros, feijoeiros, alfaces, alho francês, pimenteiros, curgete, beringela e couve galega.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Aproximadamente 60 kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Uso dos produtos da horta na alimentação escolar dos alunos da escola.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi estabelecida uma distribuição de regas pelas várias turmas, assim todos os dias cada turma realiza a rega.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Quinzenalmente
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Plantio dos produtos hortícolas Atividade pedagógica na horta que envolve o ensino de técnicas de cultivo. Os alunos aprendem sobre a preparação do solo e aprendem técnicas de plantio, promovendo a prática de cultivo e o entendimento da origem dos alimentos.
Atividade 2:
Descrição:
Rega das plantas Existe um plano mensal estabelecido para este propósito, no qual, diariamente, uma turma diferente é responsável por regar a horta.
Atividade 3:
Descrição:
Identificação de Plantas e Seus Benefícios
Atividades de observação e identificação das diversas espécies de plantas e das suas diferentes partes, abordando as suas propriedades nutricionais e o seu papel na biodiversidade.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: