Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1/JI Casais de Trigache (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 14 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

35

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

13

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Estudo do Meio, Matemática, Educação Artística

3.3. N.º de alunos envolvidos:

250

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

11

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na preparação do solo e na construção de um portão para a zona da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Os alunos aprendem sobre o ciclo de vida das plantas, compostagem, uso racional da água e a importância da preservação ambiental, desenvolvendo uma consciência ecológica desde cedo. - Ao cultivar os seus próprios alimentos, os estudantes têm maior interesse e disposição para experimentar frutas e hortaliças, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada. - A prática na horta promove habilidades como responsabilidade, paciência, trabalho em equipa e o respeito pela natureza, além de fortalecer o vínculo entre alunos, professores e toda a comunidade. - Atividades práticas e lúdicas relacionadas com a horta estimulam a curiosidade e o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. - A horta envolve pais e entidades locais ( Junta de Freguesia de Famões), fortalecendo vínculos comunitários e promovendo ações de sustentabilidade e cidadania.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Numa primeira fase, a Associação de Pais e Encarregados de Educação prepara o solo : limpam o terreno, removem as plantas daninhas, pedras, lixo e outros resíduos que possam dificultar o cultivo. Cavam o solo e colocam fertilizantes orgânicos e deixam já os regos preparados para a futura sementeira ou plantação das plantas. Na escola há professoras responsáveis pela horta. Essas pessoas organizam as atividades, dinamizam o momento de sementeira e plantio, em que todos os alunos participam, planeiam o calendário de manutenção da mesma e garantem que sejam alcançados os objetivos educacionais e de sustentabilidade sejam alcançados. Após a plantação, as tarefas que se sucedem (rega, monda, controle da pragas, manutenção geral, colheita e uso dos produtos na alimentação escolar) são repartidas por todos os grupos do Jardim de Infância e pelas turmas do 1.º ciclo existentes na escola. Há um plano mensal definido para o efeito.

7. Como é feita a preparação do solo?

1.º - É feita a remoção de mato, ervas daninhas, pedras, lixo e resíduos presentes na área.
2.º - Cava-se o solo, usando ferramentas manuais como enxadas, misturando o solo superficial com a terra de camadas inferiores.
3.º - Aplicação de fertilizantes orgânicos para enriquecer o solo com nutrientes essenciais.
4.º - Mistura-se bem o fertilizante ao solo após a mobilização, garantindo uma distribuição uniforme.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Trata-se de um recipiente, feito de plástico, onde se realiza a decomposição controlada de resíduos orgânicos para produzir adubo natural (estrume). Este encontra-se numa extremidade da horta. Os materiais utilizados na compostagem incluem:
- Resíduos de alimentos (cascas de frutas, legumes, borra de café, …)
- Restos de jardim (folhas secas, restos de plantas e flores, ervas daninhas,…)
- Resíduos de papel (papelão)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomateiros, pepineiros, cebolas, morangueiros, feijoeiros, alfaces, alho francês, pimenteiros, curgete, beringela e couve galega.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 60 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Uso dos produtos da horta na alimentação escolar dos alunos da escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi estabelecida uma distribuição de regas pelas várias turmas, assim todos os dias cada turma realiza a rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Quinzenalmente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Plantio dos produtos hortícolas Atividade pedagógica na horta que envolve o ensino de técnicas de cultivo. Os alunos aprendem sobre a preparação do solo e aprendem técnicas de plantio, promovendo a prática de cultivo e o entendimento da origem dos alimentos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Rega das plantas Existe um plano mensal estabelecido para este propósito, no qual, diariamente, uma turma diferente é responsável por regar a horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Identificação de Plantas e Seus Benefícios
Atividades de observação e identificação das diversas espécies de plantas e das suas diferentes partes, abordando as suas propriedades nutricionais e o seu papel na biodiversidade.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: