saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Os trabalhos da horta tiveram início neste ano letivo, mais concretamente, a partir de janeiro.
2. Área aproximada da horta (m²):
17 m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Pré-Escolar, Clube Eco-Escolas e Projeto "A Paz também se aprende".
3.3. N.º de alunos envolvidos:
73
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
5
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos aprenderam sobre o ciclo da vida, sustentabilidade e a importância da alimentação saudável e desenvolveram uma consciência sobre o desperdício de alimentos e preservação do meio ambiente. Além disso, estimulou o trabalho em equipa, a paciência, o cuidado e o senso de responsabilidade. A horta tornou o ambiente mais agradável e promoveu um maior vínculo com a escola, os alunos, os professores envolvidos e os funcionários.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Eram organizados grupos por idades e consoante a disponibilidade, mas com muita regularidade. Todas as semanas as crianças vão regar e verificar se os produtos já estão bons para colher.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo da nossa escola foi muito difícil de trabalhar. Encontrava-se muito compacto e empobrecido em minerais. Inicialmente, procedeu-se à limpeza das ervas e depois adicionou-se composto que foi adquirido na Estação da Meia Serra.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Todas as semanas os alunos colocaram cascas de fruta, de legumes, folhas secas e ramos dentro do compostor para formar o composto, que mais tarde foi usado na nossa horta biológica.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Maracujazeiro; orégãos; tomates; alhos francês; tomates Cherry; abóbora; pepino; couve; alfazema; funcho; hortelã chocolate; hortelã pimenta; manjerona; morangueiros; alfaces; beterrabas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
10 Kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os professores e funcionários utilizam na cantina da escola. Uma vez por semana fazem chá (na creche) e quando os produtos estão prontos a colher faz-se uma sala ou uma sopa.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita, geralmente no início da manhã, quando o sol está mais fraco, para evitar evaporação excessiva. Com regadores ou baldes, geralmente feita pelos próprios alunos, com orientação dos professores. Foi feita uma tabela com os dias e responsáveis pela rega, envolvendo diferentes grupos de alunos dentro de cada turma. A água utilizada para a rega é a água recolhida nos dias de chuva.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas foi feita com a plantação de ervas aromáticas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Confeção de sopas e outros pratos (saladas): Os hortícolas colhidos na horta serviram para a confeção de sopas e de saladas para desenvolver consciência sobre o desperdício de alimentos e preservação do meio ambiente, bem como incutir nos alunos a importância de uma alimentação saudável.
Atividade 2:
Descrição:
Aulas na horta: Estimular o cuidado com a natureza, o solo, a água e a biodiversidade e ensinar sobre sustentabilidade, compostagem, reciclagem e preservação ambiental.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Nada a referir.
15.1. Link para a página da horta:
Meio de comunicação alternativa- Whatsapp.