Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 1/PE Curral das Freiras (Câmara de Lobos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Os trabalhos da horta tiveram início neste ano letivo, mais concretamente, a partir de janeiro.

2. Área aproximada da horta (m²):

17 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré-Escolar, Clube Eco-Escolas e Projeto "A Paz também se aprende".

3.3. N.º de alunos envolvidos:

73

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos aprenderam sobre o ciclo da vida, sustentabilidade e a importância da alimentação saudável e desenvolveram uma consciência sobre o desperdício de alimentos e preservação do meio ambiente. Além disso, estimulou o trabalho em equipa, a paciência, o cuidado e o senso de responsabilidade. A horta tornou o ambiente mais agradável e promoveu um maior vínculo com a escola, os alunos, os professores envolvidos e os funcionários.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Eram organizados grupos por idades e consoante a disponibilidade, mas com muita regularidade. Todas as semanas as crianças vão regar e verificar se os produtos já estão bons para colher.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo da nossa escola foi muito difícil de trabalhar. Encontrava-se muito compacto e empobrecido em minerais. Inicialmente, procedeu-se à limpeza das ervas e depois adicionou-se composto que foi adquirido na Estação da Meia Serra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Todas as semanas os alunos colocaram cascas de fruta, de legumes, folhas secas e ramos dentro do compostor para formar o composto, que mais tarde foi usado na nossa horta biológica.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Maracujazeiro; orégãos; tomates; alhos francês; tomates Cherry; abóbora; pepino; couve; alfazema; funcho; hortelã chocolate; hortelã pimenta; manjerona; morangueiros; alfaces; beterrabas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os professores e funcionários utilizam na cantina da escola. Uma vez por semana fazem chá (na creche) e quando os produtos estão prontos a colher faz-se uma sala ou uma sopa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita, geralmente no início da manhã, quando o sol está mais fraco, para evitar evaporação excessiva. Com regadores ou baldes, geralmente feita pelos próprios alunos, com orientação dos professores. Foi feita uma tabela com os dias e responsáveis pela rega, envolvendo diferentes grupos de alunos dentro de cada turma. A água utilizada para a rega é a água recolhida nos dias de chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas foi feita com a plantação de ervas aromáticas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos (saladas): Os hortícolas colhidos na horta serviram para a confeção de sopas e de saladas para desenvolver consciência sobre o desperdício de alimentos e preservação do meio ambiente, bem como incutir nos alunos a importância de uma alimentação saudável.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta: Estimular o cuidado com a natureza, o solo, a água e a biodiversidade e ensinar sobre sustentabilidade, compostagem, reciclagem e preservação ambiental.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Nada a referir.

15.1. Link para a página da horta:

Meio de comunicação alternativa- Whatsapp.