Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 de Oliveira do Hospital (Oliveira do Hospital)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 10 anos, de forma intermitente.

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Educação Visual, Educação Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

13

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Contacto direto dos alunos com os diferentes processos de produção agrícola (sementeira / plantação, monda, irrigação, manutenção, colheita).
Aquisição, por parte da comunidade escolar, dos produtos produzidos na horta escolar.
Envolvimento e articulação do Viveiro local nas atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo.
Cultivo e envasamento de plantas suculentas para posterior venda, em dias temáticos, à comunidade escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é assegurada pelos alunos e professores envolvidos no Eco-Escolas, com a colaboração de alguns funcionários, sobretudo em períodos de interrupção letiva.
A área da horta foi repartida em parcelas e cada aluno responsabilizado pela sua manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi limpo de ervas daninhas, cavado, frezado (por um funcionário).
De seguida, foi dividido em parcelas, adubado com fertilizante orgânico, obtido nos compostores escolares e com as borras de café do bar da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as ervas da estufa, as folhas das árvores do recinto escolar, cascas de fruta e desperdícios de legumes provenientes da cantina escolar e da cantina pedagógica.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta foram produzidas diferentes culturas em rotação e consociação, tais como: couve, alface, espinafre, beterraba, cenoura, tomate, cebola, alho francês, bem como plantas ornamentais (cravinetas, amores-perfeitos, crisântemos) em canteiros intercalados com a produção hortícola.
Foram ainda cultivadas plantas auxiliares (alecrim, sálvia, girassol, tomilho) com o objetivo de reduzir a incidência de pragas e facilitar a polinização.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 70 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta foram escoados junto da comunidade educativa, de forma a custear a aquisição de sementes e plantas, bem como a manutenção da estufa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Em anos letivos anteriores, a irrigação foi feita com água da rede.
No presente ano letivo, uma empresa loca - Quinta dos Jugais - cedeu um depósito usado de 1000 litros, o qual foi instalado, na estufa, para recolha das águas da chuva e consequente aproveitamento sustentável dessa água

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização foi feita semanalmente, de forma presencial, por observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A Feira na escola realizou-se uma vez, na véspera do Dia da Mãe e consistiu na venda de suculentas cultivadas pelos alunos na estufa escolar e plantas ornamentais do viveiro local que estabeleceu uma parceria com o Eco-Escolas. Esta atividade envolveu todos os elementos do Eco-Escolas e refletiu-se de forma muito positiva em toda a comunidade educativa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta realizaram-se num formato de workshop, tendo sido frequentado por alunos de diferentes níveis de ensino; desde o Pré-escolar até ao 3ºCEB. Esta atividade consistiu em fazer papel reciclado a partir de pasta de papel. A água utilizada neste processo foi aproveitada para regar a horta. Os alunos envolvidos e os docentes que os acompanharam revelaram interesse e entusiasmo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Semanalmente, foram colhidos os produtos hortícolas e vendidos, a preço simbólico, junto da comunidade escolar, tendo havido uma enorme adesão e procura destes, dada a sua qualidade e natureza biológica.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na horta biológica também foi criado um espaço para a construção de uma pequena charca, com o objetivo de funcionar como controlo de insetos e pragas, que seria feito pelos anfíbios desse habitat.

15.1. Link para a página da horta: