saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A escola desenvolve o projeto da horta biológica/pedagógica há cerca de 4 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
A=100m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
DAC, Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais, Matemática Português, Inglês, História, TIC, EVT e Clube da Floresta., Geografia, sala de ensino especial.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
140
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Foi lançado o repto e convidados os familiares das turmas do segundo ciclo, envolvidas no projeto, que auxiliaram na limpeza do terreno e da antiga horta, preparando, o espaço da horta para a fresa. Após a fresa, do solo e do espaço, pais, tios, avós ou outros familiares voltaram à horta auxiliando os alunos, professores e assistentes operacionais na plantação dos talhões por turma. Os Encarregados de Educação cederam também materiais diversos como as placas de madeira para a vedação e identificação, ofereceram também hortícolas e plantas de jardim para os talhões. Foram também os Encarregados de Educação que se disponibilizaram para fazer as divisórias dos talhões em madeira, recorrendo a placas que sobraram e foram doadas por uma empresa da construção civil.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos demonstraram muito interesse e empenho no desenvolvimento da horta, fazendo a manutenção do talhão, as plantações, arranque de ervas daninhas e rega. Está a seu cargo também a observação e registo do crescimento das plantas. São autênticas aulas ao ar livre, aprendem conteúdos, regras de civismo e cooperação em equipa. Os alunos do ensino especial colocam em prática o que aprendem na sala de aula e desenvolvem atividades motoras, sociais, sensoriais, práticas e agrícolas, pondo literalmente as mãos na terra, plantando novas colheitas, regando e colocando as estacas, importantes tarefas de terapia ocupacional. Ano a ano, o impacto, da continuidade do projeto é muito positivo, atendendo a que se trata de uma escola básica e secundária e as turmas envolvidas são de diversos anos de escolaridade, sendo o entusiasmo notório. Vendo um professor ou assistente operacional dirigir-se à horta, os alunos seguem-no curiosos, pedindo de imediato para ajudar no tratamento da horta. Durante os intervalos, os alunos envolvidos passam pelo espaço da horta, alertando e sensibilizando os colegas para terem cuidado com a bola, uma vez que o campo de jogos situa-se próximo. Muitos dos nossos alunos, nunca tiveram contacto com as hortas e plantações uma vez que vivem maioritariamente em apartamentos. Consequência da crescente urbanização e modo de vida urbano, os alunos estão mais afastados da atividade agrícola da freguesia e das raízes da sua população, o objetivo é agora preservar uma memória relacionada com a sustentabilidade e criar oportunidades pedagógicas para a educação da sustentabilidade, mobilizando parcerias e exemplificando técnicas da agricultura biológica e economia circular.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita diariamente, seguindo um escalonamento dos alunos de cada turma envolvida. Cada turma tem a responsabilidade de ir buscar as alfaias agrícolas, os regadores, retirar as ervas, limpar os talhões e regar com a mangueira sem desperdiçar água. Todos eles estão envolvidos, pois a horta é comunitária. Sendo um trabalho colaborativo e pedagógico, todos os alunos são responsáveis, juntamente com o professor da disciplina de cuidar do espaço da horta. No entanto, os alunos mais velhos têm a autonomia de cuidarem da horta sempre que houver necessidade. Os alunos são ainda responsáveis por cuidar do compostor e preparar o composto para a horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
No início do ano, como referido, um grupo de encarregados de educação e familiares dirigiram-se à escola para ajudar na limpeza das ervas, pedras, paus e vasos do espaço da horta do ano anterior. Espaço limpo e arrumado seguiu-se a fresa do terreno pois a terra estava muito seca e o solo muito compactado. Após a fresa, um assistente operacional, usando ancinho e enxada retirou as pedras maiores e alisou o terreno. Terreno e solo pronto a iniciar as novas culturas, foram delimitados os talhões a atribuir às turmas. Numa aula teórica de Cidadania os familiares, explicaram como iriam trabalhar. Os familiares, abriram os regos, o professor e assistentes operacionais, deitavam o adubo orgânico que se retirou do compostor do ano anterior, bem como estrume de cavalo, oferecido por um encarregado de educação que tem os referidos animais na sua propriedade. De seguida os alunos colocavam as plantas, outros regavam e o adulto fechava o rego.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com resíduos orgânicos do bar dos professores, da separação orgânica do bar dos alunos e cantina e dos verdes e folhas secas que foram apanhadas no outono assim como o que resultou da limpeza dos canteiros e espaços verdes da escola. Este é um projeto em articulação com a Câmara Municipal de Paredes, que instalou os compostores junto da horta biológica. No início do semestre, em parceria com a AmbiSousa, as turmas envolvidas participaram na ação de sensibilização sobre compostagem doméstica, promovida pela Dra Bárbara da AmbiSousa, enquadrada no projeto: "“à terra só o que é da terra”.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Tomate, alface, couve, repolho, alho francês, cebola, cenoura, pimentos, pepino, beterraba, rúcula, favas, feijão verde, milho, curgete, abóboras, morangueiros, canteiro das aromáticas e plantas floridas para favorecimento da polinização. Numa zona selecionada plantaram-se árvores de fruto (limoeiro, framboeseira, figueira, fisálias).
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Devido às constantes alterações climáticas, às temperaturas acima da média intercaladas com forte descida, bem como à grande pluviosidade ocorrida, a maioria das culturas estão ainda em fase de crescimento, contudo já foi possível ir colhendo vários cabazes de hortícolas e alface para confeção da sopa e refeições do bar de alunos e professores, cantina e venda aos EE e comunidade educativa, tal como se pode verificar na foto anexada. Assim, este ítem não é facilmente contabilizável.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
O destino dos produtos será o bar da escola, onde se confeciona diáriamente sopa, saladas e snaks saudáveis; venda de cabazes aos professores, assistentes operacionais e encarregados de educação, mostrando assim o produto do trabalho, promovendo a produção biológica, sustentável, economia circular e familiar e a alimentação mediterrânica saudável.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Para o plantio usa-se o regador para água da chuva recolhida num bidão. A rega por regador torna-se mais eficaz e sustentável, poupando água, não havendo desperdício. A mangueira usa-se quando não há chuva, sendo mais terapeuta e ocupacional. Sempre que as temperaturas sobem, o solo e culturas necessitem, recorre-se à rega com a mangueira e água da rede.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Contudo como o crescimento está um pouco atrasado, pelo plantio mais tardio e condições atmosféricas menos favoráveis, ainda não se verificou a existência de pragas ou doenças, apenas questões relacionadas com a qualidade e fertilidade do solo.
Para o combate aos caracóis usam-se cascas de ovo muito picadas que se colocam nos regos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Observou-se que algumas folhas de couve e repolho estavam a ser atacadas por caracóis pelo que se usou a casaca de ovo picada e o sal nas rampas de acesso à horta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Atividade 1: Atividade inserida no desafio Rota Concelhia de Ação pelo Clima
Descrição: durante a semana do ambiente (20 a 26 de maio), um caderno ecológico com o compromisso e a bandeira do eco-escolas seguiram em rota pelos seis estabelecimentos escolares do AEV, seguindo para os restantes estabelecimentos do concelho de Paredes. Uma turma da escola mais próxima visitou a outra escola sendo recebidos por uma turma, trocaram-se presentes elaborados com materiais reciclados,estabeleceram-se compromissos pelo clima e planeta e desenvolveram-se atividades de literacia ambiental. A EB/S de Rebordosa recebeu os alunos dos 5º anos do JI de S. Marcos, a atividade que dinamizamos foi uma visita à horta. Os alunos mais velhos acompanharam os mais novos à horta biológica, interagindo na ajuda e manutenção da horta e observação da evolução dos canteiros e culturas em modo biológico. Os meninos mais novos adoraram a nossa horta, sobretudo a Espantalha Regina, o colorido dos canteiros, o hotel de insetos e o seu guarda sol florido.
Atividade 2:
Descrição:
Atividade 2 : "Joaninha e as suas abelhas” - visita aos alunos do 2ºCA e 2ºCC do Centro Escolar de Rebordosa.
Os alunos do Ensino Especial plantaram ervilhas de cheiro e girassóis no seu talhão, culturas para favorecer a polinização, no talhão seguinte a turma do 7º RA, plantou courgetes e abóboras. Atrás, esta turma construiu ninhos para abelhas.
No dia 8 de maio, os alunos do 7.º RA dinamizaram uma atividade dedicada aos insetos polinizadores para os colegas do 2.º CA e 2ºCC do Centro Escolar de Rebordosa, promovendo o conhecimento sobre a importância destes pequenos, mas fundamentais, seres na preservação da biodiversidade e do equilíbrio dos ecossistemas.
A atividade incluiu a leitura do livro "A Joaninha Salva as Abelhas", que despertou o interesse e a curiosidade dos mais novos através de uma história envolvente e com uma forte mensagem ambiental. Após a leitura, de uma forma simples e acessível, explicaram o papel essencial dos insetos polinizadores, como as abelhas, borboletas e as joaninhas.
No dia 15 de maio os alunos do 2ºCA e 2º CC participaram, em conjunto, na construção de um "hotel de insetos" — uma estrutura feita com materiais naturais e reciclados que oferece abrigo a diferentes espécies de insetos benéficos, assim como a manutenção do hotel de insetos já existente na horta, construído no ano anterior. Esta atividade prática teve como objetivo sensibilizar para a importância de criar espaços de acolhimento e proteção para esses insetos nos jardins e espaços escolares.
A iniciativa destacou-se pela colaboração entre os diferentes anos de escolaridade, promovendo o espírito de entreajuda, a educação ambiental e o trabalho em equipa. Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência ecológica desde os primeiros anos de escolaridade.
Atividade 3:
Descrição:
Atividade 3: “A vida secreta dos fungos”
Além destas atividades por várias vezes a horta tem servido de espaço de aula ao ar livre, atividades de out learning, em especial aulas de Matemática, Ciências, Português, Geografia, Cidadania, DAC, atividade do Clube de Ciência Viva, Programa Erasmus+, Programa Eco-Escolas e desenvolvimento do trabalho colaborativo e inclusivo dos alunos com os colegas da educação especial, na horta pedagógica.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta está bem situada, embora necessite de no próximo ano, receber mais terra fértil e ser fresada, iniciando-se os trabalhos no início do semestre com as culturas de inverno.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/AgrupEscolasVilela